domingo, 23 de dezembro de 2007

Recta final...

2007 está já na recta final. Este mês de Dezembro tem sido fértil em acontecimentos, que na sua globalidade, quase que compensam tudo o que acabou por não acontecer no resto do ano.. Tal como já vos tinha dado conta, estive metade do mês de férias, e na segunda metade, tudo correu pelo melhor.

A começar com uma ligeira mudança do visual, pelos vistos bem sucedida (deu para ouvir mais "piropos" numa semana do que em quase todo o restante ano), a celebração de mais um aniversário, e o nascimento de mais uma sobrinha, voltaram a colocar alguma cor a esta estação cinzenta.

Para fechar a semana em beleza, ontem ainda tive a oportunidade de juntar 5 amigos para um jantar, praticamente cada um representativo das várias etapas da minha vida. Queria aqui agradecer a todos por terem comparecido. E em especial a um dos elementos, que me pregou uma partida e apareceu lá com aquele chocolate que está na imagem. Não está escaldado, mas antes bem calminho.. Gostei muito.

De resto, o Natal está aí à porta, e o Ano Novo já está à espreita. Apesar de ainda não ter planos concretos para estas duas datas, com o que se passou até hoje já posso dizer que o saldo do ano é positivo. Fica a faltar um dos objectivos que havia traçado para este ano... mas pode ficar para o ano...

Bom Natal, e um Bom Ano Novo para todos!!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

De volta..

Após alguns dias fora, voltei. Fui fazer a viagem anual até à zona da Serra da Estrela, que já começa a estar equiparada a uma procissão a Fátima. Este ano optei por ignorar a máxima "a distância mais curta entre 2 pontos é uma recta", e fiz um autêntico rally, atravessando por completo o nosso país, e fazendo por boa parte do percurso através de "las carreteras de Extremadura". Do lado de lá da fronteira, não sei se fiz uma viagem ao passado, ou ao futuro... Com gasolina a 1,10€, não admira que cada vez mais se passe a fronteira para ir atestar.

Já do lado de cá, de salientar a terra de Marvão, que aconselho vivamente a visitar, e toda a zona da serra da Estrela. Durante os dias que lá estive, não vi neve nenhuma.... só copos de tinto, cervejas e whiskey.... servidos em todo o lado, desde a taska mais taska que já vi à face da terra, até a um fino hotel onde só me faltou levar a gravata... Foram dias bem passados, e a repetir para o ano que vem (esperemos).

À vinda para baixo, ainda tive tempo para dar um salto ao Alqueva, mas o nevoeiro era tanto que nem vi se havia lá água.

Resumindo... cerca de 1200 kms a mais em cima dos costados, muitas surpresas e maluqueiras pelo caminho, resultaram nuns dias à maneira. Segue-se a parte II, para a semana.

Na foto, uma estrada que me parecia interminável, de Marvão até Portalegre, que deu direito a um salto para fora do carro, para o meio da estrada.

domingo, 25 de novembro de 2007

De volta à normalidade...

Ainda no início do mês dizia eu que ainda estava um calor anormal para a época, mas parece que finalmente as coisas voltaram à normalidade. O calor deu lugar a uns dias de chuvadas intensas, e depois lá chegou o frio. T-shirts e calções, agora só para os mais aventureiros... Por mim, as roupas quentes lá tiveram autorização para sair da gaveta, e em breve, começar a preparar as roupas da neve. Entretanto e dando uma volta aqui pelo ciberespaço, encontrei um adereço que "nuestros hermanos" se lembraram de inventar, e que suponho que será um best-seller este inverno...Para as leitoras aqui do blog... aqui está uma prenda de Natal original para darem aos vossos namorados / maridos / amantes... isto é... se eles se queixarem que vocês não os aquecem :)

E
pronto.. com menos de um ano de existência aqui do quintal, começaram os posts com uma pinga de ordinarice... algum dia tinha de ser, mas prometo que será temporário...

domingo, 18 de novembro de 2007

Inspecção sanitária...

Nas últimas semanas, tem-se assistido a uma vaga de fecho de lojas pela ASAE, como há muito não se via... Pelos vistos as lojas que frequentamos não são dignas de lá irmos, e pomos a nossa saúde em risco... Mas eu já tenho passado por mercearias em que para além do dono, ainda haviam alguns "empregados" rastejantes, feiras ao ar livre em que o pó se mistura com presuntos e enchidos, praças em que o peixe já não é do mês (e normalmente passo por lá ao final do mês)... entre outros atentados à minha saúde, e ainda continuo vivo e com boa saúde (tirando algumas vezes em que efectivamente tenho de andar de calças na mão, durante 1 ou dias). O que eu quero dizer com isto tudo, é que estamos a assistir a uma "esterilização" da sociedade. Longe vão os tempos em que chegávamos a casa todos cheios de terra e/ou ensopados da chuva entretanto caída, e isso só nos fortalecia as defesas... mas agora um miudo dá um espirro... credo vamos tratar como se fosse uma pneumonia.

Voltando ao assunto inicial (já me estava a alargar), andam esses senhores que mais parecem da polícia dos tempos da outra senhora, a levantar autos... e depois nada acontece... Sim, porque ainda não foi julgado nenhum dos quatro mil processos-crime levantados sobre material falsificado, apesar desta entidade já ter detido 600 pessoas. E estes números referem-se apenas a material falsificado.

Entretanto já vieram aqui bater à porta do quintal e dizem que o vão fechar... parece há posts antigos a ganhar bolor, e que já os devia ter enviado para a incineração...

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Muitos saltos...

Com os Jogos Olímpicos marcados para o ano que vem, ali para os lados da China, julgo que é meu dever de avisar desde já quem se quiser lá ir aventurar para obter umas medalhas... não vale a pena, parece que este chinoca já vai arrecadar uma série delas...

domingo, 4 de novembro de 2007

O calor continua...

Já estamos em Novembro, e o tempo parece continuar ameno. Este ano o clima parece estar trocado... já tivémos uma primavera e verão com alguns dias de chuva, sem nunca haver dias seguidos de calor, e agora, quando já deveria haver alguma chuva, ou tempo encoberto, os dias são limpos de nuvens, e não fosse a brisa fresca, e o sol ainda causaria algumas queimaduras... Obviamente que com esta incertezas, não só houve menos fogos, como a época em que normalmente ocorrem estendeu-se.

Achei piada ontem, em declarações à imprensa, uma determinada pessoa (supostamente responsável por estes assuntos dos fogos) veio afirmar que a época realmente está mais comprida que o normal, mas que o reduzido número de fogos registados no ano se deveram ao grande investimento que houve nos meios de prevenção, e que o clima não foi importante para esse decréscimo... O senhor até pode ter alguma razão, mas ignorar por completo o clima que todos verificámos?? Típico... quando se trata de recolher louros, "ah e tal, foi tudo obra nossa".

Parece que estou a ver:
Novembro de 2008, após um Verão tórrido (esperemos), em que, apesar de grandes investimentos efectuados, a área ardida de floresta foi a maior da década (esperemos que não). Comentário desse senhor relativo ao mau ano: "ah e tal, o clima tórrido foi o principal responsável..." (como se costuma dizer: toca a sacudir a água do capote).

Vamos esperar mais um ano.. e ver o que sucede.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Gatos, pernas, gatos e mais pernas...

Há uns dias recebi um mail com um problema de raciocínio matemático. A coisa até pareceu fácil e até tinha a sua piada. Reencaminhei para o meu circulo de mails, pois achei o desafio engraçado. Qual não é o meu espanto que num único dia houve vários amigos a abordarem-me via messenger, pois não davam com a solução (que acabava por ser a password de um ficheiro). Alguns deram com ela, outros.. não sei. Deixo-vos aqui o exercício, para que também vocês possam ver o vosso nível. Brevemente deixarei aqui a solução... mas antes espero pelas vossas opiniões, sem grandes contas, para não se influenciarem. Preparados? Cá vai..

Um
autocarro leva 7 miudas dentro,
Cada miuda tem 7 mochilas,
Dentro de cada mochila há 7 gatos grandes,
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos,
Todos os gatos têm 4 pernas cada.

P
ergunta: Quantas pernas vão dentro do autocarro?

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

And now.. something psychedelic

Nas minhas voltas pelo ciberespaço, encontrei algo muito psicadélico. Simplesmente mexam o rato e vão dando uns cliques de vez em quando. O que vem a seguir é sempre imprevisto, mas ao fim de uns minutos, só falta mesmo ver elefantes a voar...


Funny Videos


Nada de abusos... não me responsabilizo por alucinações.

domingo, 14 de outubro de 2007

Fight for kisses...

Há certas coisas que vemos que ficam na memória... e o filme "publicitário" seguinte não é excepção... Muito original... O cão a cair para o lado está demais..heheheheh



Muita areia...

Coloquei aqui estas fotos das famosas pirâmides do Egipto, por serem ainda a única das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda sobrevivem nos dias de hoje.. e ainda lá estarão quando todos nós já estivermos a fazer tijolo.


E aproveitando a embalagem, ultimamente tem-se inaugurado obras que muitos afirmam que já deviam estar feitas há muito tempo (refiro-me à conclusão do Eixo Norte-Sul e do túnel do Metro até Sta Apolónia). E aproveitando um timing, no mínimo oportuno, eis que aqui no deserto, foi anunciada mais uma obra faraónica, ou pelo menos os planos para a mesma... Orçado em 1500 milhões de euros (fora outro tanto para derrapagens e para entrar no bolso de muitos), foi apresentada a "Cidade da Água", ou Veneza do séc. XXI, como alguns já chamam. Aproveitando a zona da Lisnave, esperam-se edifícios do dobro da altura do pórtico existente, 15000 habitantes e outros tantos empregos, obra para ser executada em 20 anos... e ainda.. um túnel a ligar Cacilhas a Sta Apolónia, para ligar os Metros.... Viu-se a pincelada que foi para o Metro chegar ao Terreiro do Paço e a Sta Apolónia, quanto mais um túnel por baixo do Tejo... É verdade que o Homem já faz túneis há algum tempo (veja-se o Túnel da Mancha), mas será que se justifica tal investimento?

Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos.... a ver se não é mais um projecto que vai ficar na gaveta.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sai um prémio...

É só tirar a carica e ver se tem prémio.. com a cor de fundo aqui do quintal, só podia ser uma Stout... Ainda não perceberam nada... Temos o quintal a concurso, com o apoio de uma famosa marca de cerveja.. vejam abaixo da caixa de recados.. vá pessoal toca a votar!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O que é que fizémos?

Uma música recente de uma grande banda (Linkin Park, só podia), que nos mostra o que a humanidade consegue fazer por esse mundo fora. Não é um tema que nunca tenha sido abordado, mas acho que a música e o vídeo encaixam um no outro de uma forma espectacular...



E vocês.. o que têm feito?

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Grande Santana...

Atitudes destas, só mesmo um homem com O grande... Acho que o jornalismo está a interessar-se pelos assuntos... que não interessam a ninguém (quando muito ao porteiro do treinador, perdão.. euromilionário, para se preparar para abrir a porta)... em vez de darem prioridade às questões que realmente interessam...

domingo, 16 de setembro de 2007

De volta aos grandes eventos...

Após alguns meses em que fui buscar uma bicicleta ao tabuleiro da Vasco da Gama, voltei lá.. mas desta vez, tive que me desenrascar com as duas pernas com que nasci... Tal com já havia anunciado, há umas semanas atrás, em que dispus de um total de 8 inscrições, apenas 4 lugares ficaram preenchidos (e esses já estavam reservados com antecedência)... Esqueceu-me de oferecer um barril de cerveja a cada inscrição, e aí acredito que as mesmas tivessem sido ocupadas. Desde já o agradecimento aos mais altos patrocínios obtidos, sem os quais, muito provavelmente não teriam permitido esta aventura.

Enfim, mas dos fracos não reza a história, e sendo assim vou contar a aventura dos valentes que aceitaram este desafio. Mais uma vez, levantar as 6 da manhã de um domingo, e ter a equipa reunida às 7 da manhã, foi uma tarefa árdua, mas concretizou-se da melhor maneira possível. Preparativos, viagem até ao ponto de encontro, e espera na zona de partida até à hora de abrir as hostilidades. Nessa hora, do grupo do Gato, desde logo ficaram definidos 2 ritmos de 2 subgrupos: o andamento de ritmo de visita às montras do Almada Fórum, e o andamento regular e acelerado (dentro do que o trânsito permitia). Entre a corrida, a perspectiva única da ponte, e um reabastecimento de líquidos, a corrida nem foi difícil. O ritmo acelerado que utilizei permitiu abater os 8 kms em mais tempo do que muitos pros da meia maratona, mas também permitiu ficar na primeira metade do "pelotão". No final, a merecida medalha, um geladinho, uma mochila repleta de mantimentos, e a assistência por breves momentos (enquanto o grupo 2 não chegava) de uma aula de step completaram a ementa do dia.

O melhor afinal ainda estaria para vir, com os senhores do ML (ultimamente tenho tido uma sorte com Metros), que ao contrário da ida para o local, em que o dorsal serviu de bilhete ( no meu caso o número 19535), a viagem de regresso ao Gatomobil, foi-nos terminantemente recusada por ter passado das 12:30 (eram 12:40). Após ter havido uma certa necessidade de haver "cat fight", resolveu-se a questão de forma simples, por via de "turn arounds" ao esquema electrónico/mecânico do sistema de controlo de passageiros. Mais um dia diferente, que muito provavelmente será para repetir, mas agora só lá para o ano, quando for a passagem da 25 de Abril (e nessa altura espero ter mais uma série de inscrições para distribuir, e dessa vez, vou ponderar o barril da cerveja).

PS (para quem lá esteve): O cinto de segurança é para ser sempre usado, mesmo nos bancos traseiros. Senão, tal como puderam observar "in loco", o banco traseiro torna-se um autêntico salão de baile. Um jovem dos anos 80 como eu... ainda tem um pouco de Automan a correr no sangue... :)

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Eu bem avisei...

Dando uma vista de olhos ao Jornal da Região - Almada, uma publicação só mesmo ultrapassada pelo carismático Borda d'Água, a capa foi logo sugestiva: ALTA TENSÃO acende polémica.. Aparentemente uma linha qualquer de alta tensão está a dar problemas à malta do Lazarim.. prosseguindo.. mais um anúncio a uma casa que vende baterias e vende 4 maortecedores pelo preço de 2.. nada mau... e ainda SORAIA CHAVES!!! "Como ela veste a pele de uma prostituta"uh lá lá.... isto sim....Logo na terceira página aparece a jeitosa numa entrevista de meia dúzia de perguntas.. e de resto publicidade... De referir que a 2ª página é toda ela publicidade...

Página 4... depois da página 3 nada será como antes.... mas ainda assim:"Festa animada na Cova da Piedade".. isto sim, é a minha terra... ora bem, as festas vão ser de dia 14 a 16 de Setembro (yes.. mais umas bezanas de fim de semana com a malta da taska.. e outros que apareçam), "Merche no Almada Fashion", mais uma jeitosa que vai cá aparecer no dia 29 de Setembro.. mas... agora é que vi... as letras maiores dizem "Metro custa 15 mil por dia". Isto até estava a correr bem.. mas tinha de me aparecer outra vez o Metro...

Mais pareço um velho do Restelo... mas eu bem avisei num post há uns meses atrás... "Manter o MST a funcionar custa cerca de 15 mil euros por dia. Apesar das composições circularem permanentemente vazias, os custos com pessoal e energia pesam na factura mensal". (transcrição integral de 2 parágrafos da notícia do jornal). Digam-me... isto admite-se? Parem o Metro por um dia e deêm-me o dinheiro equivalente... faria muita coisa de útil... e se o pararem por um mês... acabava com muitas misérias que se vai vendo todos os dias...

Enfim.. mais umas páginas de publicidade... horóscopo (nem acredito nisto, mas enfim).. Amor: Não tome decisões sem aferir todos os afectos envolvidos numa relação (isto para mim não me diz nada).. Dinheiro: Evite gastos supérfluos (PORRA ENTÃO E OS GAJOS DO METRO NÃO LEÊM ISTO????? Será que não há lá nenhum sagitariano???)

Já não me apetece ler mais o jornal... Parece que sou o único a remar neste sentido... o resto do mundo vem em sentido contrário...

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Serviço comunitário...

Recebi informações fidedignas de que andam por aí telemóveis.. mais propriamente baterias, que estão com tendências suicidas. Quem nunca ouviu falar daquele caso do telemóvel que simplesmente explodiu enquanto carregava? Pois bem, uma afamada marca de telemóveis (a qual apenas vou dizer que começa por N e acaba em A), acaba de informar que um modelo de bateria pode ter defeito de fabrico, e que dos cerca de 300 milhões de baterias produzidas daquele modelo, cerca de 46 milhões poderão ter problemas de sobreaquecimento. Acedam ao link das Baterias, e caso a bateria do vosso telemóvel seja daquele modelo, façam o teste com o numero de série... Das duas uma... ou têm sorte e a vossa bateria está de perfeita saúde, e não correm perigo algum.. ou têm sorte, porque a vossa bateria tem alma de bombista árabe... mas recebem gratuitamente uma nova....

Ultimamente, este blog, é só informações úteis e valiosas para quem o lê...

Já agora avisem se este post vos serviu de alguma co
isa... tipo... salvar-vos a vida :)

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Grátis.. ou à borla??

É verdade... o gato arranjou uns prémios para dividir aqui pelos leitores, já que na sua maioria até é tudo gente porreira... Bem.. quem tem espírito aventureiro, está em boa forma física, mora aqui na zona de Lisboa, e não se importa de levantar cedo a um domingo... Dia 16 de Setembro, vai haver mini maratona na ponte Vasco da Gama, 8 kms para acordar melhor depois de uma noitada...

Portanto as regras são as seguintes: Os primeiros 2 (dois) a comentarem neste post, têm a oportunidade de ir no grupo do "gato". A única coisa que peço, é que se comprometam, caso estejam nos 2 primeiros, a que não "roam a corda" à última da hora, para não tirar a vez a ninguém... ok... o terceiro fica como suplente.. tipo bombeiro...

Simples... e grátis.. ou será que é à borla?

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Blogodependência...

Aproveitando um teste colocado num quintal vizinho ( e como a curiosidade matou o gato), lá fui eu fazer um teste à minha blogodependência. Uma dúzia de perguntas depois, e obtive a confirmação do que já suspeitava....

47%How Addicted to Blogging Are You?

Mingle2 - Dating Site

É verdade! Ainda não faço disto um modo de vida obsessivo... É verdade que gosto de ir escrevendo umas coisas, mas não sou escravo... De outras coisas... já não digo nada.

Façam o teste (mesmo que não tenham blog), comentem os vossos resultados, e se souberem de outros testes interessantes, avisem... que eu não sou viciado nisto!!

domingo, 26 de agosto de 2007

Rescaldo de Verão

É verdade, duas semaninhas de férias já voaram. Agora há que voltar à labuta, para aproveitar a recarga das baterias.
Não foram umas férias nas Caraíbas (parece que se fossem tinha-me dado mal), mas 2 semanas com as mais diversas situações, o que evitou que fossem uma pasmaceira completa.

Num primeiro fim de semana em grande, que incluiu um raide ao Alentejo no Domingo, capaz de surpreender tudo e todos (confirmei a algumas pessoas que por vezes consigo ser imprevisível, ou por outras palavras... um "granda maluco") seguiram-se dias de, inicialmente tolerância, depois impaciência e no fim, um misto entre desespero e o desejo de esganar alguém. Por pouco não me saltou a tampa. Perdi quase 4 dias em modo standby, que apenas permitiu dar umas voltinhas a pé aqui pelo deserto.

Quinta feira ao final da tarde, lá arranquei em definitivo para os dias de descanso. Seguiu-se uma semana em que tudo o que fiz foi estar de papo para o ar e em passeatas ... na praia, no campo, na vila... por vezes acompanhado por um gelado, umas sardinhas ou outros peixes na grelha... com uns sons que lá foram saíndo do MP3... Não fosse o vento que por vezes se verificou, e tudo teria corrido sobre rodas..

De volta à cidade, ainda tive oportunidade de tratar de uns assuntos inacabados, e à noite efectuar umas saídas... até às tantas...

E pronto.. cá estou, a preparar a volta ao rebuliço do dia a dia... ou pelo menos espero....

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

De volta...

Pois é pessoal, voltei das férias..durante o fim de semana irei compilar tudo o que tenho para vos contar. Entretanto tentem fazer isto em casa...


segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Mensagens enganadoras

Tenho andado a receber uns mails muito interessantes. No meio de todos eles, eis que apareceu um a informar que no dia 27 de Agosto, Marte estará no ponto mais próximo da Terra, desde... algumas centenas de anos... e que só estará tão próximo novamente no ano 2287. E com esta proximidade, parecerá uma segunda lua. Achei interessante, e fui pesquisar por mais pormenores. E logo na primeira página que encontrei, fiquei logo esclarecido: tinha sido embarretado. Não que a história seja mentira, mas o mail recebido omite uma informação muito importante. Nomeadamente o ano em que o fenómeno se verifica, e no caso em concreto foi em 2003, ou seja, já lá vão 4 anos... Bem, resta-me esperar por 2287...

O que se pode retirar deste post, é que na vida, todos os pormenores são importantes
, e são eles o sal e a pimenta da nossa curta passagem por esta vida. Vidas sem pormenores... vivem-se, mas não se saboreiam...

Por falar nisso... es
tou de férias! Prometo voltar daqui por uns dias com pormenores... espero que deliciosos... :-)

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Chegámos aos 1000

Alguns meses depois de iniciar esta aventura, lá chegámos às 1000 visualizações do blog. Tenho a agradecer a todos os que vêm e voltam (os que não voltam também contam), pela vossa preferência por este simples blog.

Verificando aqui os dados recolhidos pelos gadgets que pululam pelo quintal, a maioria das visitas são do nosso cantinho à beira-mar plantado, mas também dos seguintes países: Brasil, Espanha, França, Espanha, Turquia, EUA, Reino Unido, Andorra e Estónia (bem sei que alguns enganam-se ali na zona de Badajoz, e caem aqui sem querer.. mas o cadastro fica cá!).

Quero também agradecer aos vizinhos aqui do quintal, pelos vossos comentários e pela vosso apoio na divulgação.

São todos vocês que me impelem a continuar! E que venham mais visitantes, que o quintal é um autêntico latifúndio!

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fim de semana em brasa...


O fim de semana que passou esteve em brasa... as temperaturas subiram para valores bem acima dos 30 graus... E em Leiria ainda mais... Estive por lá numa concentração em tudo similar à que aconteceu há uma semana no Algarve, se bem que com menos gente, e mais rodas por veículo. É verdade, levei o meu branquinho a passear com alguns dos seus irmãos italianos. Acabei por ser como que o representante de todos os MK2 brancos existentes, uma vez que era o único. Uma concentração com mais de 30 viaturas, vindas de vários "Puntos" do país (bom trocadilho), para passar um dia entre conhecedores e curiosos de tudo o que rodeia o pequeno (mas fogoso) utilitário italiano. Como se costuma dizer, éramos poucos mas bons.

Almoçarada, corrida de karts (em que não participei), umas voltinhas junto ao estádio de Leiria, para além de mais de 300 kms abatidos sem grande fôlego por parte de condutor ou máquina, foi este o programa do dia. Por onde passámos, viu-se que as pessoas não ficaram indiferentes a tantos carros juntos do mesmo modelo... acho que algumas ainda se irão converter a este pequeno carro...

Foi uma experiênciadiferente, e quem sabe se não será para repetir.. Da próxima vez, só dispenso tanto calor...

sábado, 28 de julho de 2007

Os anos 80..

Aproveitando um post colocado num quintal vizinho, em que a dona falou da piroseira dos videoclips dos anos 80, aqui fica o testemunho desses anos através de uma musica recente... o vídeo está simples, mas visualmente é muito interessante... o pormenor do rancho é simplesmente... original.

sábado, 21 de julho de 2007

Truques da mente...

Sigam as instruções que vos são dadas. Basicamente é necessário contar o número de passes da equipa branca. O resultado pode ser inesperado...

Banha da Cobra

Já vi muitas vezes fazer banha a partir de porcos, e aviso-vos já, não é uma coisa bonita de se ver... Agora a partir de cobras... é o que mais se encontra por aí. E há resmas de vendedores... Desde os que prometem mundos e fundos, e depois, na realidade não passam de flops (parece o nosso governo) (mas não é dessa corja que venho falar hoje).

Quem nunca viu carros que voam por cima de telhados, robots de cozinha que fazem tudo sozinhos, máquinas de barbear com (cada vez mais) lâminas
para um barbear melhor, escovas de dentes que mais parecem obras de arte (em vez de as metermos na boca dá vontade de colocá-la num pedestal), pomadas para calos que os fazem desaparecer só pela aproximação, já para não falar de bruxos, curandeiros e afins, que prometem resolver outros tipos de problemas... Chegámos ao ponto que eu queria chegar.. gostaram da viagem?

Dando a habitual voltinha pela imprensa cheguei
ao famoso "Curandeiro do Pico". Pelo que pude perceber, o homem ainda nem tinha nascido e já tinha o destino traçado. E quando tinha idade, lá foi aprendendo os truques para se safar na vida como vendedor de banha da cobra. Fazia 2 pomadas, uma para abrir feridas, e outra para curar... e com isto lá se ia safando... tirando o "bicho"...

Leiam o
artigo completo aqui.

Bom fim de semana.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Um pouco mais de ritmo...

Quem viu o post anterior, e ficou com medo... passo a explicar o porquê dos raios virem ter com certas pessoas... mas não comigo...



Com uma música destas, ficamos imunes a qualquer tipo de raio!!!

Se quiserem ouvir outra coisa avisem!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Pára raios humano

Queres sentir como é ser electrocutado e sobreviver (ou não)? Gostas do ar livre? Gostas de ouvir música em MP3? Estas 3 coisas são o sonho de qualquer pessoa!!!

E por que não juntar tudo num só? Pegas no leitor de MP3, com umas musicas tipo Linkin Park
ou Green Day (muito bons albuns, os deles), s sais para a rua a correr que nem um tresloucado... mas só quando estiver a chover a potes, e o alerta de furacão atingir o grau 9... aí sim, estás pronto para ser um autêntico pára raios humano. Ok, esta descrição é um pouco exagerada (o alarme basta ser de nível 8)...

Digo estas coisas porque para os lados das Américas já há algumas vítimas de electrocussão por relâmpagos, simplesmente por estarem a
ouvir música no leitor de MP3. Nos casos relatados, o modelo seria o iPod (ainda bem que tenho o Creative), e as pessoas eram simplesmente atingidas por raios enquanto aparavam a relva ou praticavam jogging (estou safo, aqui no quintal quem apara a relva é a ovelha do vizinho, e jogging é coisa que não se faz...).

Segundo os entendidos na matéria (daqueles tipos iluminados...), quem é atingido por raios normalmente estava a utilizar qualquer
coisa metálica na rua, durante uma tempestade (estavam mesmo a querer apanhar). O conselho que dão, é simplesmente.. ir para casa. Não é necessário ser um gajo iluminado para saber isto, a não ser que se queira passar a ser.. iluminado por um raio...

Bom fim de semana
, e afastem-se dos raios!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Utilidades.. ou inutilidades...

Após o almoço de hoje, antes de voltar à labuta, tive uma conversa interessante com a vizinha rabodesaia e o sr Major (pensavas que te escapavas de aparecer aqui no quintal) (uma outra personagem que há de começar a ser visita assídua aqui do quintal).

E cheguei a duas conclusões interessantes. Não só o sr. major tem um conhecimento aprofundado de questões técnicas sobre canalizações (nomeadamente ao nível de caixas Pax, que permitem mudar de canos sempre que nos apetece, sem ter de demolir paredes) o que o torna um tipo de major-trolha, como existe na casa de cada um de nós, um objecto que não se sabe bem para o que serve, e que poderíamos muito bem passar sem ele... e veio à baila... o bidé. Aquela peça de loiça, baixinha, que parece uma amostra grátis de lavatório. Para os miúdos que de vez em quando estão aqui por casa, até lhes dá jeito... Mas.. e para mim? Sinceramente, acho que me podia livrar dele, sempre dava para por lá um armário... Mas já sei que no dia seguinte iria precisar dele... E depois quem terá sido o tipo que se lembrou de inventar aquilo.. e com um nome daqueles...

Já que a vizinhança tem andado numa de desafios, aqui fica o meu: lembrem-se de algo que está em vossa casa, mas que se não estivesse, também não faria falta. Expliquem o porquê da vossa escolha... e que sejam pelo menos melhores que o bidé...

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Tempo para uns vídeos

Mais umas voltinhas por videos e dei com estas pérolas... Aqui temos o nosso presidente.. No célebre devoranço de bolo rei..




E aqui.. nos (muito prováveis) discursos proferidos durante a tomada de posse...

Desafio aceite!



Respondendo ao desafio lançado pela vizinha rabodesaia..aqui vai disto... deu muito trabalho... mas enfim...

7 coisas que faço bem: bloggar (acho eu), conduzir, beber (águinha.. só...), ser apanhado em situações embaraçosas, limpar e arrumar, cozinhar (alguns pratos não muito exigentes) e lavar a loiça (entre outras lides domésticas).

7 coisas que não faço (tão) bem: acrobacias, desportos, "conversas de engate", noitadas (ainda tenho de apanhar um ritmo melhor), cantar (mas sou bom ouvinte), dançar (mas com umas lições isto vai lá) e nadar (só estilo cão).

7 coisas que me atraem no sexo oposto: personalidade, inteligência, cumplicidade, desinibição, bom humor, e claro, se tudo isto vier dentro de uma embalagem atraente.. óptimo! (esta última vale por 2)

7 coisas que não suporto no sexo oposto: narizes empinados, pouca inteligência, falta de auto-estima, mau humor, falta de nível, egoísmo, cusquices.

7 coisas que digo com frequência:"anda lá com essa m...." (só no transito), "fui" (quando me vou embora), "Deve ser..." (quando me estão a tentar enfiar o barrete), "Nem homens... " (quando me estão a ameaçar com algo), "pois pois pois" (quando estou a tentar despachar uma conversa.. ou quando estou a ver que me estão a pregar uma treta), "è já a seguir" (quando.. é mesmo já a seguir), "vai lá vai" (quando se passa algo muito à frente..).

7 actores/ actrizes que gosto: Sean Connery, Morgan Freeman, Eddie Murphy, Mel Gibson, Nicolas Cage, Julia Roberts, Kiefer Sutherland.

7 actores/ actrizes que gosto menos: Recuso-me a responder a esta questão... todos acabam por ser mais ou menos bons, neste ou naquele filme... e só sete desgraçados a serem mostrados nesta lista... tinha de por muitos mais..

7 filmes que gosto: Cidade dos Anjos, Guerra das Estrelas, Senhor dos anéis, A vida é bela, 007's, Sexto sentido, 7 pecados mortais e muitos outros...

7 filmes que gosto menos: Esta também passo.. n sou esquisito e mais ou menos vejo de tudo.. e o que não gosto, simplesmente não vejo... nem me lembro dos títulos.

7 livros favoritos: A conspiração, de Dan Brown; Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas; Coma, de Robin Cook; O Homem que mordeu o cão, de Nuno Markl; Diário, de Anne Frank; Robinson Crusoé, de Daniel Defoe; A revista mensal das Selecções...

7 lugares favoritos: Serra da Estrela, Costa Alentejana, Marvão, Almada, Lisboa, Brasil, Andorra...

7 pessoas / blogs que desafio a responder a esta lenga lenga toda...: Todos os visitantes do blog (e eu sei quem são vocês ;) ), A malta da Taska Raska (tirando eu...), (bem, com estes 2 grupos de pessoas, já deve chegar aos 7...)

Enviem os vossos comentários com a resposta ao desafio, ou com os comentários às minhas escolhas... e não me voltem a fazer nenhum questionário destes... que pincelada...

sábado, 30 de junho de 2007

2007, Odisseia na Ponte

No domingo passado fui um dos milhares que participaram no maior evento ciclista de que há memória. Para os mais distraídos, não foi a volta a Portugal, mas sim o Lisboa Bike Tour. Aquele evento que muitos me perguntaram repetidamente ao longo dos últimos meses "Mas ficas com a bicicleta??", pergunta que era respondida com "SIM".

7 da manhã: Já estou na Gare do Oriente. Abdiquei de uma noitada de S. João, para estar fresco para a grande epopeia que me esperava. E pelos vistos não fui o único
. Tirando os tempos longínquos da Expo, não tenho memória de tanta gente junta naquela zona da cidade... a um domingo.. áquela hora da manhã... Ultrapassada a fila para entrar nos autocarros, lá fomos nós, direito ao local que todos ansiavam.

A meio da ponte Vasco da Gama é a partida. Daí para trás, já se vê gente com fartura, e bicicletas encostadas à berma da ponte.. a perder de vista... Vamos fazer inversão de marcha à
margem sul e passados poucos minutos estamos no sítio. O autocarro abre as portas, e o pessoal sai a correr direito às bicicletas. A imagem que me ocorre com esta situação, é a abertura das portas de uma grande superfície, no início de uma época de saldos que apenas vai durar 10 a 20 minutos. Por azar, largaram-nos em frente a uma quantidade inimaginável de bicicletas verdes... Após alguns metros de procura, lá encontrei uma vermelhinha. Seguidamente iniciou-se um tempo de verificação da "máquina" que nos "calhou", e em alguns casos, a troca de peças com bicicletas ainda não reclamadas (verdes, na sua maioria).

10 da manhã: Supostamente foi dada a partida, mas o maralhal de gente é tanto que demoramos
mais de 20 minutos a começar a andar. E outros tantos minutos... e chego à Partida!!! Entratanto as bicicletas ainda não reclamadas vão perdendo peças, e posso observar algumas mesmo boas para irem para a sucata (sem rodas, selims, e outras partes).

Nas subidas, posso ver que muita gente nunca tinha visto uma bicicleta com mudanças, abrandam tudo e todos, e noutros casos, a passagem de mudanças provoca um "salto" da corrente.

Percorri todo o percurso até à gare do Oriente, e posteriormente dali até à zona da Bela Vista (a par
te mais complicada). Hoje já fui dar mais uma volta com ela.. e ainda está inteira!!

Agradeço desde
já aos companheiros desta epopeia, por terem aceitado passar uma manhã... diferente.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Ida ao barbeiro...

Agora que o calor parece estar a chegar, que tal um corte de cabelo?
Só têm de pôr uns phones e apreciarem. Se tiverem colunas.. a graça perde-se por completo...

Aqui vai o link: Barbeiro

Cumprimentos e boas audições. E os meus agradecimentos à Gata Assanhada que me facultou o link!!!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Em testes....

Após algum tempo de pesquisa e tentar perceber como isto funciona, lá consegui colocar video aqui no quintal do gato... Para comemorar, deixo-vos um trailer do quarto filme desta série de partir o côco a rir...

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mais um metro...

Bem sei, tenho estado em falta... mas com as temperaturas a subir e os decotes a descer, tenho andado com a inspiração voltada para outros ares.. Até que surge algo tão drástico, que tiro uns momentos para vos actualizar.

Então, cá pela terra, com o pó das obras do metro, isto está que nem um deserto... afinal o outro senhor até podia ter um milionésimo de razão.. mas isso não invalida que ele seja quem é... o herói do circo.

Bem, mas deixando as desgraças de lado, eis que hoje sou confrontado, no jornal da Região - Almada, com declarações no mínimo... bombásticas. Não sou só eu que desespero com as obras do Metro. Os comerciantes da cidade estão literalmente à rasca e por um fio para abrirem falência. E se a isto juntarmos uma declaração que a seguir vos vou dar, então é o descalabro.

Milhões investidos neste projecto, e afinal o Terminal de Cacilhas é para ser provisório durante 10 anos... Passo a explicar:
Daqui por 10 anos, o terminal dos barcos vai passar para a chamada Doca 13, antiga doca da Lisnave, que como todos sabem está desactivada há anos. Ou seja... o Metro vai para o Terminal actual, mas daqui por 10 anos, toca de partir tudo e fazer mais 1 quilómetro de linha até à Doca 13.

Eu que nem sou Engenheiro (tenho licenciatura mas nada de Engenharias) (no outro dia ligaram-me para casa a perguntar pelo Dr. João J... fiquei..."ok sou eu, pode ser"), e que nem estive na Independente (ISCTE foi a minha "casa"), mas para um projecto desta envergadura não seria mais rentável planear e conjugar tudo para ser feito no menor espaço de tempo??
Assim, nem a linha é feita JÁ até à doca 13 (senão as pessoas saíam do Metro no meio do nada), nem a transferência do terminal fluvial é feita JÁ para a doca 13 (senão as pessoas saíam do Barco no meio do nada). Fica-se assim, para uma obra nova, já com soluções de compromisso (também chamada a lei do desenrasca).

E nós a pagar tudo isto...

A seguir só falta fazerem uma estação de TGV na Ota... e depois chegarem à conclusão que o aeroporto afinal vai para Alcochete... bem, não posso falar muito... compraram Alfas Pendulares e só depois viram que aquilo não se podia inclinar nas curvas...

Saudações, arquinhos e balões, que Sábado é o São João!!!

Aviso à navegação

pessoal... bem sei que isto é muito comprido... mas vejam o que voltou.. lá mesmo no fundo da página.. de volta ao controle alfandegário!!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Sardinhadas...

Ontem foi dia de manjericos. Os santos populares têm este poder para por toda a gente na rua, pois no dia seguinte é feriado e muitos não trabalham.

Como não podia deixar de ser, fui espreitar alguns bairros típicos e ver o ambiente que se vivia por lá. Para não variar muito das festanças a que tenho assistido, lá se encontrava a dita febra e o belo do courato na grelha. Mas desta vez, a rainha foi mesmo a sardinha (mesmo que fosse a 2€ cada). E a diferença era que em qualquer esquina havia sempre umas brasas a fumegarem, e praticamente qualquer habitante da zona fazia negócio.

O trânsito, como seria de esperar, era caótico, com as ruelas de Alfama e Castelo (e mais para o fim da noite Bairro Alto), íngremes e estreitas, tinham de acomodar.. carros em andamento (alguns a deitarem um belo cheiro a embraiagem queimada), carros (mal) estacionados, grelhadores e pessoas.. muitas pessoas. Deambulei pela zona, sem destino certo (tal como 90% das pessoas que lá andavam), e sentia-se no ar o espírito da noite, ao som de Quim Barreiros ou de música electrónica, era só escolher. Ao mesmo tempo decorriam as marchas na avenida, mas quem ali se encontrava não parecia interessado nisso.

Até que.. ao virar de uma esquina congestionada, eis que encontro... o centro da festa. Qual monstro cujos tentáculos já havia calcorreado, ali naquela zona aparentemente com apenas um acesso, aglomeravam-se pessoas como se fosse hora de ponta no metro, mas com as portas sempre abertas, e com o comboio que teimava em não sair. A muito custo consegui sair daquele ajuntamento, e dirigi-me para outras paragens, um pouco menos congestionadas. Posteriormente ainda deu para ver o autocarro que transportava de volta os marchantes de Alfama (que se viriam a sagrar campeões da noite).

A minha conclusão disto tudo, é que os Santos haveriam de ser pelo menos uma vez por semana. Digo isto, não por ser feriado no dia seguinte, mas pela razão de pelo menos durante essa noite, as pessoas parecem esquecer-se das dificuldades que o país atravessa, e dar 2 euros por uma sardinha é tão natural como beber um copo de água. Mas pelo menos, por uma noite, aparentam ser felizes.

E por hoje é tudo... para a semana há mais Santos Populares, e desta vez cá pela margem sul.. acredito que será mais uma festarola...

domingo, 3 de junho de 2007

A outra dimensão...

Esta semana, venho aqui falar-vos do efeito que as novas tecnologias provocam nas pessoas. Cada vez mais, as pessoas tendem a isolar-se em frente a um computador, e a convivência passa muitas vezes por mensagens SMS e messenger.

Nas últimas semanas observei que, pelo menos em 2 jornais distintos (Expresso e Correio da Manhã) abordou-se um tema que para mim foi novidade. Existe um site denominado de Second Life, que permite aos utilizadores viverem num mundo à parte, feito de bits e bytes, em que tudo é permitido, e que tudo pode acontecer. Basicamente cria-se o avatar (nome pomposo para um boneco animado), e anda-se de um lado para o outro a comprar todo o tipo de coisas (incluindo orgãos genitais...) para efectuar um "tuning" ao boneco. Obviamente quem compra genitais, algum uso tem de lhe dar. Um novo nome para o jogo poderia ser "Sexo Drogas e Rock n' Roll"... porque tudo isto pode lá ser... simulado. Até aqui.. até poderia ter piada.. um jogo online, em que nos fazemos representar por um boneco, e nos permite interagir com outros jogadores.

Como se costuma dizer "a curiosidade matou o gato", dei um pulo ao site. Não passei muito além da página inicial.. o pedido do número de cartão de crédito fez-me pular a cerca e fugir direito a casa. Mais tarde pude ler que por dia, o jogo chega a movimentar cerca de meio milhão de dólares...

Quanto a mim, tenho melhores coisas onde gastar dinheiro. Dispenso este tipo de entretenimento. Até porque... aqui por este site, posso ser o gato... mas na vida real considero-me uma pessoa normal, embora por vezes também tenha as minhas aventuras (quem me conhece poderá fazer uma análise melhor) (ah, e os genitais já vinham de origem). ;-)


Boa semana!

sexta-feira, 25 de maio de 2007

O circo chegou à província - parte II

Realmente, o circo assentou arraiais e parece não querer sair daqui tão cedo... Logo a seguir ao palhaço, veio logo o mágico, que a querer justificar o número do palhaço, apenas indicou a possibilidade de desaparecimento de pontes, por actos terroristas (aqui ao lado, está a foto do mágico-terrorista). Cá para mim foi mais um tiro no pé do que a justificação do "deserto" que existe a sul do Tejo. Com esta história toda, já há quem hoje me tenha chamado de touaregue...

Como se não bastasse, a seguir veio o número do malabarista (aqui ao lado, capaz de pôr quatro bolas no ar com apenas uma mão). Desta vez a dificuldade em manter o equilíbrio orçamental no Serviço Nacional de Saúde, poderá estar resolvida, com todos os utentes a pagar taxas moderadoras, mesmo os menores de 12 anos. Está visto que a culpa de todo este sistema é desses pequenos terroristas que não pagam as consultas médicas. Com sorte ainda os vão acusar de destruirem pontes para ninguém chegar ao deserto.

Poderão estar a achar
graça a este texto que vos escrevi, mas o sentimento que tenho dentro de mim, é basicamente... são estes palermas que estão a governar o nosso país, e em dois dias dizem tanta estupidez, que eu já nem sei se estão a gozar com os que os puseram lá no poleiro (e com os restantes que não votaram neles), ou simplesmente não prestam mesmo.

Entretanto, vou aguardar mais uns dias.. tenho a impressão que o circo ainda está para ficar... ainda faltam os números com animais... ou então já foram estes...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

O circo chegou à província

Já não bastava vivermos na república das bananas, agora passámos ao estado de circo. E mais uma a juntar ao imenso cardápio existente, eis que hoje tivémos um número com o (a partir de hoje) maior palhaço dos últimos tempos. O palhaço Mário Lino, que muitos consideram como o ministro das Obras Públicas, afirmou hoje que o novo aeroporto internacional de Lisboa, projectado para a Ota, seria um projecto "megalómano e faraónico", se fosse realizado na margem Sul do Tejo. Essa afirmação foi justificada com o argumento de que, “além das questões ambientais, não há gente, não há hospitais, não há escolas, não há hotéis, não há comércio, pelo que seria preciso levar para lá milhões de pessoas”. Mas, e na Ota? Para além de uns terrenos pantanosos, parece que há lá muita coisa construída. Pelo que o palhaço disse...

Muito sinceramente, como cidadão da margem sul do Tejo, estou bastante descontente com esta descrição efectuada. Até parece que abaixo do Tejo somos todos uns labregos, e isto aqui é um deserto...

Como se não bastasse, o palhaço ainda disse que a "localização do aeroporto é uma questão de estratégia política e não uma questão de mera engenharia” (ou seja pode-se fazer um aeroporto, nem que seja no meio do mar, se a política assim o ditar), e que "um aeroporto na margem Sul do Tejo seria uma espécie de Brasília do Norte do Alentejo”.

Vamos ver qual será o próximo número deste circo...

sábado, 19 de maio de 2007

Fim de semana de loucos

Chegámos à altura do ano em que o calor começa a apertar, o futebol a escassear, e as férias a aparecer. E por falar em futebol, nunca se tinha visto um final de campeonato tão quente como o que se avizinha para amanhã. Basicamente.. nada está decidido. E se todos se centram nos 3 grandes, venho aqui mostrar como as coisas estão quentes.
Senão vejamos:Porto, Sporting e Benfica, embora alguns mais dependentes de resultados alheios que outros, qualquer um deles pode ser campeão;Belenenses e Braga, lutam pelo quarto lugar;
Paços de Ferreira, União de Leiria e Nacional lutam pelo sexto lugar (último lugar de acesso à taça UEFA);A juntar a isto, para o lugar para a presença na taça Intertoto, lutam União de Leiria (se não ficar em 6º lugar), Marítimo e Boavista;
Pela manutenção na Liga, lutam Desportivo das Aves, Beira-Mar e Vitória de Setúbal.

Resultado: para algumas equipas as contas são do tipo "se X ganhar a Y, e Z perder com W, e a maré estiver cheia antes das 6 da tarde, e as galinhas cacarejarem com a crista voltada para norte... então ficamos na mesma posição e nada muda... agora se as galinhas cacarejarem para sul... aí sim...".

A verdade é que amanhã à hora dos jogos (são todos à mesma hora!!), Portugal e arredores vão parar para ver quem ganha o quê e quem fica a rir ou chorar.
Para já, que vai ganhar serão todos os sítios onde se beba uma geladinha e comam uns tremoços ou amendoins.. e claro com SporTv. Ou então lá teremos de ir buscar o rádio e colocar o belo auricular, tão na moda.

Da minha parte me despeço, com saudações desportivas e que ganhem os melhores!! Já agora se puder ser apenas o Benfica...

domingo, 13 de maio de 2007

Actualizações

À falta de algo gritante para o gato hoje ficar, mais uma vez escaldado, a opção de hoje passou por ler o jornal (em papel!!, larguei o LCD, e li o jornal ao vivo!!) e apontar alguns assuntos engraçados / interessantes, que aqui partilho convosco.

Começando pela última página (por vezes tenho esta tendência de começar a ler o jornal a partir do fim...), tenho a indicação de que uma gata sobreviveu a uma viagem de 35 dias entre Xangai e uma cidade da Carolina do Norte, dentro de um contentor com motores para mota, e que irá receber o nome de China. Deve ser uma brasa.. bem... o que eu quero dizer com isto, é que com este exemplo, já existem marroquinos e cubanos a estudarem este modo de entrada em Espanha e nos States. É que de barco, nem sempre se chega ao destino vivo, e quando se chega, normalmente fazem ricochete e são recambiados para o país de origem...

Para os lados de Cuba (ali perto de Beja, não é a terra dos charutos), um mecânico estacionou à porta de um vizinho, e este não esteve com meias medidas.. sai um balázio de caçadeira que o mandou desta para melhor... a malta está toda doida... Vamos a ver é se a EMEL não adopta também este método... certo certo, é que nunca mais haviam multas, e toda a gente pagava parquímetro...

Nota semi positiva.. para o projecto POLIS presente em 39 cidades, parece estar bem encaminhado, em 9 delas. Já nas restantes 30 cidades, o atrso impera. As previsões apontam para o projecto terminar em 2011.. na Costa de Caparica. Entretanto já se prepara um sucessor, lá para 2015.

Uma olhadela ao suplemento de domingo (que fez com que tivesse de desembolsar 1,25€, quem disse que os jornais são baratos), um artigo interessante sobre a temática dos blogs, nomeadamente os escritos pelas "gatas". Aparentemente elas são "umas grandes malucas" no que toca a escrever no mundo cibernético (por acaso já tinha reparado nisso). Dei umas voltas por alguns blogs descritos no artigo.. e posso dizer que fiquei chocado com alguns deles... o tipo de linguagem utilizado, chega por vezes a roçar o ordinário, e que seria capaz de fazer corar qualquer um que se pareça com o Bocage... Não quero com isto dizer, que aqui o gato não diz de vez em quando uma "alhada", mas não as liberta de forma incontrolável, nem adopta esse tipo de linguagem no quotidiano..

E é assim que foi a semana.. aguardo os vossos comentários, os quais agradeço, mesmo que queiram roçar o ordinário..hehehehe
PS: e perguntam vocês.. porque raio está um pássaro no início do post? Só vos digo, que um pôr do sol é sempre um momento mágico... e o raio do bicho estava na frente... ou seja aquela é a foto do meu jantar... eheheh miau!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Informação aos visitantes

Como ja devem ter reparado... acabou-se o mapa mundo com as localizações dos visitantes... afinal aquilo era apenas uma versão trial, com 15 dias apenas...

Prometo procurar novas bugigangas para substituir o mapa...

Compras de fim de semana

Antes de mais apresento as minhas desculpas aos meus leitores, por não ter passado nada por aqui no fim de semana... estive fora e numa grande farra... o que afectou seriamente a minha capacidade crítica. Mas que foi uma grande farra lá isso foi.

Agarrando-me a uma sugestão recebida através da caixa de correio do gato, por uma assídua
frequentadora do estaminé do gato (obrigado, assanhada, fico-te a dever uma), lá trouxe algo para vos deixar esta semana.
Segundo algumas notícias que andam a circular pela imprensa, há quem esteja disposto a fazer tudo e chatear todos, para voltar a ir à compras nas grandes superfícies aos domingos. Ou seja pretendem que a actual lei seja mudada, com a desculpa de que isso iria criar mais 4000 postos de trabalho. A minha questão é a seguinte: será verdade que se criam mais esses postos de trabalho, ou serão os "pretos" que lá trabalham, que serão escravizados por mais uma tarde de domingo, para deleite de muita gente que à falta de melhor programa preferem arrastar os miudos para uma "tarde em familia"... num centro comercial.
Na minha opiniao, a lei está muito bem assim.. quando precisar de ir às compras, vou a outros dias, ou a outras horas.

Já agora.. porque não alterar a lei para outros sectores... para acelerar a justiça, por exemplo. A ver se põem o trabalho em dia....e para que haja mais e melhor justiça. Ou até outros serviços públicos, que muitas vezes precisamos, e temos de pedir horas ao patrão para lá ir tratar de qualquer coisa...

Enfim, é o país
que temos. Há sempre alguem que nunca está satisfeito com nada... se calhar os mesmos que há uns anos quiseram que as grandes superficies fechassem ao domingo, são agora quem reivindica que querem que estejam abertos...

terça-feira, 1 de maio de 2007

EXTRA EXTRA Metro já cá está!! EXTRA EXTRA

O Metro chegou a Almada!!! Hoje é dia de festa aqui na nossa (minha) terra. Finalmente vamos começar todos a andar de metro! Ena Ena.. Mas... estou aqui agora a ver... afinal apenas foi inaugurada a ligação entre Cova da Piedade e Corroios. Para quem não conhece é mais ou menos o mesmo que... do Rossio ao Marquês de Pombal, se tanto. E ao fim destes anos todos de obras, de pára arranca, de milhões gastos, ainda só vamos nisto? E está previsto abrir até final de 2008, o resto da rede, com ligação a Cacilhas e à Universidade.. acho que é mais fácil as galinhas ganharem dentes e os elefantes ganharem asas do que fazer o resto em ano e meio... vamos a ver. E como se não bastasse, já estão a pensar em prolongar a linha até à Costa da Caparica. Mas para isso parece que ainda vão ter de modernizar as composições.. com uns flutuantes. Pelo andar da carruagem, quando lá chegar, só se pode circular de barco. Mas isso é outra história.

Incluí aqui um mapa pequenino, e como poderão ver, a rede prevista tem mais ou menos a configuração de um Y. O que foi aberto hoje, é a linha que parte do meio (onde todas se juntam) e depois se prolonga até à zona inferior direita. Mas não é a linha toda!!! Só para aí metade...
Vamos esperar por desenvolvimentos, que o gato está atento... a ver se não fica debaixo de nenhum metro...

Desintoxicação de fim de semana

Neste fim de semana que passou aproveitei para dar uma "escapadinha". Para não variar muito, dei um salto até à chamada "Princesa do Alentejo", para os lados do Sudoeste, sítio que já conheço... desde que me conheço por gente. E mais uma vez valeu a pena. Um descanso que contagia qualquer um que por lá passe, em que o tempo, apesar de passar depressa, tem um ritmo mais lento.

Tirando os poucos bancos e bomba de gasolina que existem, tudo o resto é novo, ou desconhecido. Não existem lojas de Fa(s)t Food, nem Zaras, nem Jumbos. Apesar de não ser nenhuma aldeia, já existe de tudo um pouco, com aquele ar típico e regional. Cafés, restaurantes e gelatarias há com fartura, o problema é escolher qual. A gelataria mais famosa da terra teve obras, e já se está a aproximar do nível de uma das grandes cidades. Look jovem e moderno, incluindo 2 enormes plasmas na parede. De resto o mesmo sabor de sempre.Nas ruas já se ouvem os sotaques dos "camones". Os carros passam devagar, parando inclusivamente nas passadeiras!!

Será este o verdadeiro conceito de "qualidade de vida"? Ou será melhor viver nas grandes urbes, perto de tudo, e com um espirito consumista?
Quanto a mim.. aprecio ambas as partes.. e como não se pode ter tudo de bom num só sítio, há que ir desintoxicando sempre que possível. E como Segunda feira foi dia de trabalho, no Domingo lá acelerei o ritmo de volta à cidade. Mas hei-de voltar!

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril

Eram 22 horas. Os mais adiantados já se acotovelavam não para ver o Fausto e suas cantigas, mas para guardar lugar para o melhor momento da noite. Cotovelada aqui, empurrão acolá, lá consegui atravessar a praça para chegar ao outro lado da cidade. Tudo em posição para a grande festa que se vive na passagem para 25 de Abril, muito à semelhança do que acontece... no 31 de Dezembro. Roulotes de farturas e couratos enchem o ar de um cheiro... a colesterol (se é que isso tem cheiro). Ruas cortadas, e a confusão de quem chega de longe e não tem onde estacionar. Polícia e Bombeiros colocados estrategicamente, não vá haver problemas.

23 horas e uma série de minutos que não contei. Após um café e dois dedos de conversa num barzinho de Almada Velha eis-me de volta à confusão. Procuro por um lugar que me permita apreciar o espectaculo. Uma chuvinha miudinha começa a cair. Já muito próximo da meia noite, uma série de "notáveis" da autarquia (faltei lá eu) despejam palavras de liberdade, e muitas outras repetidas ano após ano, qual disco riscado. Ao som de "Grândola Vila Morena", olho o horizonte e para o telemóvel. E penso: "Estes hoje esticaram-se com o discurso. Ainda está aqui tudo a cantar Zeca Afonso, e já passa da meia noite. Seixal desta vez ultrapassou-nos". E o fogo do Seixal já se via a saltitar ao longe. Terminada a canção e distribuição de cravos aos que haviam marcado lugar nas primeiras filas, lá começa o fogo. Primeiro uns para disparar alguns alarmes e acordar o pessoal (sim, que alguns já deviam estar a dormir com os discursos). Depois ao ritmo de musicas variadas o fogo lá foi saíndo e enchendo a cidade de cor e barulho.

20 minutos depois, e muitos milhares de euros transformados num cheirinho a queimado, começam os preparativos para a festança que se segue. Algumas pessoas começam em debandada. O fogo está visto, já ganharam a noite. E aí vejo algo que me deixa perplexo: será que a liberdade alcançada pela geração anterior à minha.. não estará actualmente em excesso.. Muitos miudos com idade para já estarem na cama, vejo-os passar com copos de cerveja na mão. Será este o futuro que os nossos pais quereriam com o 25 de Abril? Se fosse eu.. não quereria..

Esqueço logo esta situação, quando entra em cena a GNR (a banda, não o Grupo de Operações Especiais). Musicas novas misturadas com as mais antigas, vão enchendo a cidade de som com pronuncia do Norte. Até que... surge algo que me espanta a mim e a mais de metade dos resistentes. No meio de uma música aparece uma personagem de fato de treino branco a cantar algo parecido com rap... que não tem nada a ver com GNR... E lá pensei "quer dizer... a gente não paga bilhete, mas vim para ouvir GNR, não um ilustre desconhecido.. e que não está bem enquadrado no rock...". Vá lá, foi só uma canção.

2 da manhã. Termina o concerto, e a debandada é geral. Quais gazelas a fugir dos leões, todos fogem em todas as direcções e o trânsito começa de novo a encher as ruas. A busca por um bar onde se possa beber uma última bejeca, revela-se infrutífera. A noite de Almada termina cedo. A chuva continua a cair, sem incomodar muito... mas volto para casa molhado, com sede... mas o que vale é que é feriado!!!

sábado, 21 de abril de 2007

Comunicado de fim de semana

Não, não me vão censurar ou fechar o blog, nem estou desaparecido. Queriam!

Hoje decidi fazer uma homenagem a essa instituição que tanto faz e que por vezes, não lhe é dado o devido valor. Esta semana foi efectuada mais uma apreensão de mais de uma tonelada de haxixe, para além dos habituais carros de alta cilindrada, barcos e 7 detidos. Com mais esta apreensão, as estatísticas aumentam, assim como os preços da "branca" no mercado (digo eu...). E se o preço sobe, há que encontrar alternativas: ou se consome menos (o que duvido), ou se "ganha" mais dinheiro (está difícil para todos), ou se fazem misturas.. e agora que falo disto, o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards descobriu uma nova mistura.. cocaína e cinzas.. do pai.. Já vieram dizer que foi brincadeira do 1 de Abril, mas... nunca fiando.

Mas com esta brincadeira (ou verdade), o homem é capaz de ter acabado com um dos maiores problemas do nosso país: a co-incineração. A solução que eu apresentaria é: incinerar, e vender as cinzas ao desbarato a ele. Livráva-mo-nos do lixo e das cinzas...

Mas pondo este assunto de lado (esta ideia surgiu-me depois de experimentar uma snifadela de pó de debaixo do sofá).... co-incineração.... Sócrates. Por muitas voltas que dê tenho de falar do homem da actualidade. Através das minhas connections, lá consegui obter uma cópia do tal teste efectuado em A4. Como poderão ver é um teste para um mínimo de 16... o homem acabou por ser roubado!!! Se fosse eu pedia revisão de nota!!
E por fim, e ainda relativamente a este teste, onde estão as declarações bombásticas da Independente? Confesso que não ouvi as declarações em directo, mas pelo que ouvi dizer, as declarações (relembro, bombásticas) foram um pouco do tipo "cartucho de pólvora seca", "muita parra e pouca uva", e outros provérbios que agora não me lembro.

E foi assim a nossa semana neste país à beira mar plantado. E consegui que ficasse tudo misturado / encadeado num só post, bem ao estilo de novela mexicana.

Já agora aproveito para informar que o gato agora tem mail, que poderão usar para o contactar, para darem ideias, ou simplesmente algo que não se enquadre nos comments. E também um mapa mundo, que indica que zonas do nosso planeta ficam "escaldadas". Está tudo do lado direito.

Bom fim de semana!

terça-feira, 17 de abril de 2007

As consequências da verdade

Hoje em dia a televisão, rádio e jornais, passam "as passinhas do Algarve" para conseguirem a melhor história para porem como notícia de abertura no telejornal do horário nobre ou a melhor foto "daquele" momento para ser capa da edição do dia seguinte. E acima de tudo, num estado de direito como o nosso, há que contar a verdade absoluta e com o máximo de pormenores possível.


Existe no entanto alguns assuntos que por vezes aparecem, que por interesses de algumas individualidades, não interessam ser divulgados e quanto menos se falar nisso, melhor. E ai de alguem que venha perguntar algo a mais sobre esse assunto, leva logo com a ripa (no tempo do outro senhor, usava-se a caneta vermelha).

Mais uma notícia da imprensa da nossa terra, desta vez do Público. Este próprio jornal foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça a pagar a um clube de futebol a quantia de 75.000 euros por ter noticiado em 2001, que esse mesmo clube tinha uma dívida ao Estado de 460.000 contos desde 1996. Estranho? Então mas os jornais não servem para informar a população das notícias que interessam ao país? Ou mesmo que não tenham interesse para muitos, o seu dever é informar, e ponto final. Isto não pode ser considerado censura?

De acordo com o acórdão do tribunal, e passo a citar "É irrelevante que o facto divulgado seja ou não verídico para que se verifique a ilicitude a que se reporta este normativo, desde que, dada a sua estrutura e circunstancialismo envolvente, seja susceptível de afectar o seu crédito ou a reputação do visado".

Ou seja... não interessa se o que se diz é verdade ou mentira, desde que não se toque na reputação do visado na notícia. Mas se a notícia é verdade, não se pode dizer, só porque parece-lhe mal...?? Ao que este país chegou....

Agora me lembro... Então e que dizer da lista de "caloteiros" que o Estado colocou na Internet, à vista de todos, a indicar quem lhe deve o quê? Não estará a prejudicar o (bom) nome dessas pessoas visadas?

Deixo aqui o mote para os vossos comentários... Mas não falem mal.. senão vou ter de vos multar...

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sexta Feira 13


É verdade, hoje é sexta feira 13... Há quem diga que será um dia de azar... outros dirão que é um dia para brincar com a sorte. Quanto a mim, que não sou supersticioso, apenas posso dizer que o que acontece nas nossas vidas (que costumamos dizer "que sorte! :)" ou "que azar! :(" ), para mim são apenas os percalços que acontecem que nós não estávamos à espera. E o que seria da nossa vida se apenas acontecesse aquilo que planeamos... UMA SECA!!! E por vezes o inesperado é o melhor que a vida tem... hoje por exemplo, ninguém diria que a 200 metros da minha casa teria que parar na passadeira para deixar passar um cão coxo (mais esperto que muitas pessoas). Sinceramente foi o momento hilariante do dia, comigo e a condutora que vinha em sentido contrário a pararmos e a rir (ela também tinha uma certa piada...).

Quanto à questão do dia de hoje, posso aqui enumerar algumas interpretações (à minha maneira):

"Apanhar um trevo de 4 folhas dá sorte" - Quem os apanha tem sorte (se dá já não sei), mas para isso é necessário andar de rabo para o ar e joelhos no chão.. valerá a pena?;

"As ferraduras dão sorte" - Realmente para os cavalos são como sapatos. Se alguém encontrar uma.. há um cavalo com azar;

"Passar por baixo de uma escada dá azar" - Só dá se dermos um encontrão na escada e cair... uma lata de tinta destapada em cima... Tal como o trevo é mais uma sorte para a máquina de lavar roupa;

"Vestir roupa do avesso é sinal de prenda" - Acho que é sinal de distracção;

"Ver um gato preto dá azar" - Onde o racismo chega...

Que dizer sobre estas coisas... Eu rio-me e sigo a minha vida.. Se sou eu que a faço, ou já está escrita é que eu já não sei...

segunda-feira, 9 de abril de 2007

De volta da Páscoa...



Estou a ver que já tenho por aqui uma série de fãs... e exigentes... :) Uma pessoa ainda nem recuperou da fila de trânsito em que esteve ontem, desde Grândola e já tem de vir para estes afazeres... Bom... Vamos lá ganhar outra vez ritmo...

Pela rápida vista de olhos que já dei pela imprensa (lá fui eu ao Correio da Manhã..), vi uma notícia, que para além de não ser novidade, explica muita coisa... e mais uma vez tem a ver com pesca (não fosse esta a casa do gato, que apesar de escaldado, não dispensa uma qualquer posta de pescada).

Então o título é: "Metade do peixe é destruído na lota". Olhando com mais atenção, posso constatar, que por razões várias (desde doenças, parasitas, falta de medidas, etc), existe cerca de metade do pescado capturado que vai para ... o lixo... más notícias para os gatos.. e para as pessoas também.

Se por um lado, é bom saber que existe alguém que controla os peixes que seguem para a nossa mesa, também assim se percebe o porquê do preço do peixe, por vezes ser um crime às nossas carteiras. E ainda assim, aquele que chega às bancas da praça, algum acaba por ser deitado fora, pois passam 2, 3 e até mais dias e ninguém lhe pega. E nós temos de pagar por todas essas perdas.

A minha dúvida fica: Será que muito do pescado apanhado, está em condições e é eliminado por questões de outros interesses? Ou será que os nossos pescadores andam apenas a apanhar mau peixe, e querem fazer dinheiro com o que for possível? E depois lá se vêm queixar de que os espanhóis vendem o peixe deles cá...

Só vos digo... não há nada como ir à pesca (ou ter alguém que vá lá pela gente) e nos traga um peixinho fresco para o almoço...

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Boa Páscoa!!

Venho hoje aqui dar os meus votos de boa Páscoa, e que os "postanços" irão continuar após este fim de semana. Até lá.. tréguas.. não só para procurar novos motivos para postar, assim como para vos dar algum descanso (eu sei que ler isto cansa ). Até depois! :-)

sábado, 31 de março de 2007

Os mineiros dos novos tempos



Há quase 200 anos os garimpeiros percorriam centenas de quilómetros em caravanas, com o intuito de chegar ao Oeste... sim aquele dos westerns e dos livros do Lucky Luke, em que a lei da bala é que regia as regras e os índios corriam atrás de cowboys como se não houvesse o dia de amanhã. Resumindo, percorriam esses caminhos perigosos para chegarem a determinado sitio onde se tinha ouvido que haviam encontrado ouro!! Alguns tiveram sorte e outros nem por isso...

Hoje em dia existe uma nova geração de garimpeiros.. e não, não estou a falar dos mineiros. Estou a falar daqueles que não procuram na natureza os metais preciosos, mas que os procuram já em estado puro. E para esses existem vários escalões: desde os que actuam pela calada da noite e levam os fios do telefone, até aos que, tal como os cowboys, utilizam as balas para "garimpar" em ourivesarias.

Mas agora, surgiu um novo escalão, que até agora havia passado despercebido. Já há quem roube tampas de sarjetas e contadores da água!!! E claro, tinha de ser uma invenção de malta da margem sul... Penso que isto está a ultrapassar os limites, e quem dá dinheiro por esses objectos é que deveria ser preso.

Ou será obra de alguem que não tem contador de água e não quer pagar por um, ou até, alguém que quer ter uma tampa de sarjeta como peça de decoração (já estou a dar ideias..).

Mas uma boa ideia para utilizar estas peças, era misturar com a areia que estão a por na Caparica, sempre podiam segurar mais o monte de areia. Pensando melhor.... é melhor não. Depois as previsões do tempo seriam tipo sorteio: "Ondas de 2 a 3 metros na Caparica, com formação ordenada, e em cada 3 ondas sai sempre uma tampa ou um contador."

Alguém que me diga.... o que é que virá a seguir...