segunda-feira, 9 de abril de 2007

De volta da Páscoa...



Estou a ver que já tenho por aqui uma série de fãs... e exigentes... :) Uma pessoa ainda nem recuperou da fila de trânsito em que esteve ontem, desde Grândola e já tem de vir para estes afazeres... Bom... Vamos lá ganhar outra vez ritmo...

Pela rápida vista de olhos que já dei pela imprensa (lá fui eu ao Correio da Manhã..), vi uma notícia, que para além de não ser novidade, explica muita coisa... e mais uma vez tem a ver com pesca (não fosse esta a casa do gato, que apesar de escaldado, não dispensa uma qualquer posta de pescada).

Então o título é: "Metade do peixe é destruído na lota". Olhando com mais atenção, posso constatar, que por razões várias (desde doenças, parasitas, falta de medidas, etc), existe cerca de metade do pescado capturado que vai para ... o lixo... más notícias para os gatos.. e para as pessoas também.

Se por um lado, é bom saber que existe alguém que controla os peixes que seguem para a nossa mesa, também assim se percebe o porquê do preço do peixe, por vezes ser um crime às nossas carteiras. E ainda assim, aquele que chega às bancas da praça, algum acaba por ser deitado fora, pois passam 2, 3 e até mais dias e ninguém lhe pega. E nós temos de pagar por todas essas perdas.

A minha dúvida fica: Será que muito do pescado apanhado, está em condições e é eliminado por questões de outros interesses? Ou será que os nossos pescadores andam apenas a apanhar mau peixe, e querem fazer dinheiro com o que for possível? E depois lá se vêm queixar de que os espanhóis vendem o peixe deles cá...

Só vos digo... não há nada como ir à pesca (ou ter alguém que vá lá pela gente) e nos traga um peixinho fresco para o almoço...

3 comentários:

Rabodesaia disse...

joao, quando fores a pesca, podes trazer um kilinho de sardinhas para mim!!

Ticha disse...

Vais à pesca? Aqui quer-se um robalo para o jantar...hehe.É uma questão que levanta sempre polémica e nunca tem explicação, pelo menos para alguém com dois dedos de testa. Bem, do mal do transito em Grandola também me queixo, foram 40m parada...

Anónimo disse...

bom, eu apanhei a mesma estrada que tu e garanto-te que o unico transito que vi foi na marateca, no sentido N-S quando um carro se despistou.... hehehe