sábado, 30 de junho de 2007

2007, Odisseia na Ponte

No domingo passado fui um dos milhares que participaram no maior evento ciclista de que há memória. Para os mais distraídos, não foi a volta a Portugal, mas sim o Lisboa Bike Tour. Aquele evento que muitos me perguntaram repetidamente ao longo dos últimos meses "Mas ficas com a bicicleta??", pergunta que era respondida com "SIM".

7 da manhã: Já estou na Gare do Oriente. Abdiquei de uma noitada de S. João, para estar fresco para a grande epopeia que me esperava. E pelos vistos não fui o único
. Tirando os tempos longínquos da Expo, não tenho memória de tanta gente junta naquela zona da cidade... a um domingo.. áquela hora da manhã... Ultrapassada a fila para entrar nos autocarros, lá fomos nós, direito ao local que todos ansiavam.

A meio da ponte Vasco da Gama é a partida. Daí para trás, já se vê gente com fartura, e bicicletas encostadas à berma da ponte.. a perder de vista... Vamos fazer inversão de marcha à
margem sul e passados poucos minutos estamos no sítio. O autocarro abre as portas, e o pessoal sai a correr direito às bicicletas. A imagem que me ocorre com esta situação, é a abertura das portas de uma grande superfície, no início de uma época de saldos que apenas vai durar 10 a 20 minutos. Por azar, largaram-nos em frente a uma quantidade inimaginável de bicicletas verdes... Após alguns metros de procura, lá encontrei uma vermelhinha. Seguidamente iniciou-se um tempo de verificação da "máquina" que nos "calhou", e em alguns casos, a troca de peças com bicicletas ainda não reclamadas (verdes, na sua maioria).

10 da manhã: Supostamente foi dada a partida, mas o maralhal de gente é tanto que demoramos
mais de 20 minutos a começar a andar. E outros tantos minutos... e chego à Partida!!! Entratanto as bicicletas ainda não reclamadas vão perdendo peças, e posso observar algumas mesmo boas para irem para a sucata (sem rodas, selims, e outras partes).

Nas subidas, posso ver que muita gente nunca tinha visto uma bicicleta com mudanças, abrandam tudo e todos, e noutros casos, a passagem de mudanças provoca um "salto" da corrente.

Percorri todo o percurso até à gare do Oriente, e posteriormente dali até à zona da Bela Vista (a par
te mais complicada). Hoje já fui dar mais uma volta com ela.. e ainda está inteira!!

Agradeço desde
já aos companheiros desta epopeia, por terem aceitado passar uma manhã... diferente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que bonitos que nós ficámos na foto... até parecemos profissionais! ;)
Foi uma bela voltinha sim senhor!
Já agora, hoje também fui experimentar a minha bike e ainda se mantém também inteira, após 25km no meio de mato, buracos, lama e areia!!!
Agradeço também a vossa companhia e o teu convite para uma manhã bem passada!

Rabodesaia disse...

:)
Muito bem! isto é que é um verdadeiro desportista que sucumbiu aos prazeres das noitadassssssssssss por um programinha saudável!:)

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro vizinho,

Um gato escaldado de bicicleta na Ponte Vasco da Gama e isso não foi notícia de abertura em nenhum telejornal deste país????!!!!!

Mas por onde andam os bons jornalistas de agora????!!!!!

Parabéns pela epopeia a duas rodas e com o mesmo número de pés nos pedais... eu acho que seria capaz de alinhar numa dessas se, no final, houvesse vinho para repor os líquidos perdidos nos concorrentes. E, por Baco, muito líquido haveria eu de perder para chegar em primeiro lugar ao depósito da vinhaça... até os deixava ficar com a bicicleta para eles!

Hic Hic Hurra

Ticha disse...

Um bina com mudanças é muito à frente para muitas mente iluminadas!