quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mais um metro...

Bem sei, tenho estado em falta... mas com as temperaturas a subir e os decotes a descer, tenho andado com a inspiração voltada para outros ares.. Até que surge algo tão drástico, que tiro uns momentos para vos actualizar.

Então, cá pela terra, com o pó das obras do metro, isto está que nem um deserto... afinal o outro senhor até podia ter um milionésimo de razão.. mas isso não invalida que ele seja quem é... o herói do circo.

Bem, mas deixando as desgraças de lado, eis que hoje sou confrontado, no jornal da Região - Almada, com declarações no mínimo... bombásticas. Não sou só eu que desespero com as obras do Metro. Os comerciantes da cidade estão literalmente à rasca e por um fio para abrirem falência. E se a isto juntarmos uma declaração que a seguir vos vou dar, então é o descalabro.

Milhões investidos neste projecto, e afinal o Terminal de Cacilhas é para ser provisório durante 10 anos... Passo a explicar:
Daqui por 10 anos, o terminal dos barcos vai passar para a chamada Doca 13, antiga doca da Lisnave, que como todos sabem está desactivada há anos. Ou seja... o Metro vai para o Terminal actual, mas daqui por 10 anos, toca de partir tudo e fazer mais 1 quilómetro de linha até à Doca 13.

Eu que nem sou Engenheiro (tenho licenciatura mas nada de Engenharias) (no outro dia ligaram-me para casa a perguntar pelo Dr. João J... fiquei..."ok sou eu, pode ser"), e que nem estive na Independente (ISCTE foi a minha "casa"), mas para um projecto desta envergadura não seria mais rentável planear e conjugar tudo para ser feito no menor espaço de tempo??
Assim, nem a linha é feita JÁ até à doca 13 (senão as pessoas saíam do Metro no meio do nada), nem a transferência do terminal fluvial é feita JÁ para a doca 13 (senão as pessoas saíam do Barco no meio do nada). Fica-se assim, para uma obra nova, já com soluções de compromisso (também chamada a lei do desenrasca).

E nós a pagar tudo isto...

A seguir só falta fazerem uma estação de TGV na Ota... e depois chegarem à conclusão que o aeroporto afinal vai para Alcochete... bem, não posso falar muito... compraram Alfas Pendulares e só depois viram que aquilo não se podia inclinar nas curvas...

Saudações, arquinhos e balões, que Sábado é o São João!!!

3 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro vizinho,

Estarei a denotar algum sarcasmo na forma como V. Exa. comenta as decisões de grande valia geo-estratégica política tomadas pelo (des)Governo da Nação?

Tenha sempre em atenção que os governantes querem o que de melhor há para todos... (não consigo é acabar esta frase, fico sempre indeciso, porque não sei qual o pronome pessoal que hei-de empregar, se o NÓS se o ELES)!

Não me quer dar uma ajudinha?

Hic Hic Hurra

João J. disse...

Julgo... que seja: os governantes querem o que de melhor há para todos NÓS... desde que ELES possam lucrar com isso (quando digo lucrar, entenda-se.. meter a mão no nosso bolso... apanhar um tacho... através de tácticas por vezes um pouco obscuras, desde que existam sempre provas em contrário, fabricadas por outros... que também agarraram o tacho).. e não me alongo mais.. não vá vir aqui alguém da pide, perdão do SIS...

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro vizinho,

Obrigado pela ajuda e olhe que estou tentado a concordar, com ou sem SIS!!!!

Cumprimentos vínicos.

Hic Hic Hurra