domingo, 23 de março de 2008

Um pouco de informática...

Este post vai passar ao lado de muitos leitores, mas tenho de escrever algo sobre este assunto. Um dia destes estava eu a fazer um upload de umas fotos do evento da semana passada, quando me deparo com a seguinte frase do servidor de ficheiros: "With 220 Gigabit/s of Internet connectivity and 4.5 Petabytes of storage, is one of the biggest and fastest web hosters world wide".

E pensei cá para comigo... "Oh lá.... já me estão a pregar uma Peta". E fui em busca do petabyte. Não demorei muito a encontrar o que era. Sinceramente, a informática evolui a tal velocidade, que no momento em que estiverem a ler isto, o post já deve estar desactualizado.

Mas passando à explicação... Antigamente havia as diskettes, que tinham uma capacidade de 1,44 Megabytes. Na altura davam para gravar programas e jogos e iam dando para o gasto. Depois surgiram os CD's.. cerca de 700 Megabytes de espaço, para tudo e mais alguma coisa. Não tardou muito e vieram os DVD's. Ultrapassou-se a barreira do Gigabyte. Nem vou entrar por outros discos e tecnologias, senão nunca mais daqui saía...

Fazendo as contas assim por alto, e retirando alguns arredondamentos que só vos vai fazer confusão: 1 Petabyte são pouco mais de 1000 Terabytes (um outro monstro); por seu lado, 1 Terabyte são 1000 Gigabytes e 1 Gigabyte são cerca de 1000 Megabytes. Resumindo... 1 Peta byte é mais de 1 milhão de Gigabytes. Até me dói a cabeça a tentar imaginar estes números. De qualquer modo... é um número muito próximo do inimaginável, pelo menos no nosso tempo presente!!!! E pronto, foi o momento educativo da semana!

Daqui por 50 anos, vem aqui alguém ler isto, e há de dizer:" 1 Terabyte? Isso são trocos". Vai uma aposta?

Já agora... uma outra curiosidade: se procurarem na internet por Peta irão encontrar uma série de mulheres "descascadas", porque não querem usar peles de animais como vestuário. Acho bem! Mas podem sempre aderir ao algodão :)

1 comentário:

Gata disse...

Fhsssssssssssssssss

isto é para mim?!?!?!?!?!?!


fhsssssssssssssssssssssssss