Desintoxicação de fim de semana
Neste fim de semana que passou aproveitei para dar uma "escapadinha". Para não variar muito, dei um salto até à chamada "Princesa do Alentejo", para os lados do Sudoeste, sítio que já conheço... desde que me conheço por gente. E mais uma vez valeu a pena. Um descanso que contagia qualquer um que por lá passe, em que o tempo, apesar de passar depressa, tem um ritmo mais lento.
Tirando os poucos bancos e bomba de gasolina que existem, tudo o resto é novo, ou desconhecido. Não existem lojas de Fa(s)t Food, nem Zaras, nem Jumbos. Apesar de não ser nenhuma aldeia, já existe de tudo um pouco, com aquele ar típico e regional. Cafés, restaurantes e gelatarias há com fartura, o problema é escolher qual. A gelataria mais famosa da terra teve obras, e já se está a aproximar do nível de uma das grandes cidades. Look jovem e moderno, incluindo 2 enormes plasmas na parede. De resto o mesmo sabor de sempre.Nas ruas já se ouvem os sotaques dos "camones". Os carros passam devagar, parando inclusivamente nas passadeiras!!
Será este o verdadeiro conceito de "qualidade de vida"? Ou será melhor viver nas grandes urbes, perto de tudo, e com um espirito consumista?
Quanto a mim.. aprecio ambas as partes.. e como não se pode ter tudo de bom num só sítio, há que ir desintoxicando sempre que possível. E como Segunda feira foi dia de trabalho, no Domingo lá acelerei o ritmo de volta à cidade. Mas hei-de voltar!
2 comentários:
Adoro milfontes, contudo ponho-lhe um grande se não, os preços que se particam nos cafés, gelatarias, bares e afins...paga-se mais do que no algarve...de resto estamos perante a vila mais evoluida do sudueste alentejano e a mabi sempre a dar o exemplo.
Minha amiga Ticha, não deve conhecer Vila Nova de Milfontes tão bem quanto eu... se acha que pagar 0,80€ por um café é caro, que direi eu que cheguei a pagar 1,00 por um cafe queimado em pleno interior alentejano... bem, isso são contas de outro rosario...
Não é só a beleza de Vila Nova de Milfontes (sim, a terrinha que toda a gente gosta tem um nome bem bonito mas, que toda a gente teima em o reduzir e a escrever mal com já cheguei a ver (mil fontes). Há muitas pérolas por aqueles lados. Não é só a Praia da Franquia (ou Praia do Rio) ou as Furnas, há lugares fantásticos como a Praia do Malhão (que fica ali escondido atrás do parque de campismo do SITAVA, o Porto das Barcas (ou o Canal para os mais velhos), temos um pouco mais a Sul de Vila Nova de Milfontes, uma terra chamada Almograve, lugar fantástico para se passar um Fim de Semana sereno, com uma praia maravilhosa e um pouco mais á frente, por estradas apropriadas a TT's fica Lapa de Pombas, um pequeno recanto no meio das rochas onde os pescadores do Almograve guardam os seus botes.
Temos também perto da sede de concelho (Odemira para os menos atentos á localização geográfica) um lugar "muito fixe" para se passar uma tarde quente de Verão. Chama-se Parque das Águas e localiza-se em Boavista dos Pinheiros. É um parque verde onde existem alguns recantos por onde serpenteiam "pikenos" riachos, muitas sombras e mesas para se fazerem piqueniques com a família (para os mais tradicionalistas é uma sugestão simplesmente deliciosa).
Se algum de vós estiver interessado em conhecer este recanto do país, é aconcelhado a acampar em V. N. de Milfontes e percorrer toda esta zona sem pressas. Dar tempo para os vossos olhos comtemplarem a beleza do Sudoeste Alentejano e deixar gravar no vosso interior imagens, cheiros e sabores...
A Gata Assanhada
Enviar um comentário