sábado, 31 de março de 2007

Os mineiros dos novos tempos



Há quase 200 anos os garimpeiros percorriam centenas de quilómetros em caravanas, com o intuito de chegar ao Oeste... sim aquele dos westerns e dos livros do Lucky Luke, em que a lei da bala é que regia as regras e os índios corriam atrás de cowboys como se não houvesse o dia de amanhã. Resumindo, percorriam esses caminhos perigosos para chegarem a determinado sitio onde se tinha ouvido que haviam encontrado ouro!! Alguns tiveram sorte e outros nem por isso...

Hoje em dia existe uma nova geração de garimpeiros.. e não, não estou a falar dos mineiros. Estou a falar daqueles que não procuram na natureza os metais preciosos, mas que os procuram já em estado puro. E para esses existem vários escalões: desde os que actuam pela calada da noite e levam os fios do telefone, até aos que, tal como os cowboys, utilizam as balas para "garimpar" em ourivesarias.

Mas agora, surgiu um novo escalão, que até agora havia passado despercebido. Já há quem roube tampas de sarjetas e contadores da água!!! E claro, tinha de ser uma invenção de malta da margem sul... Penso que isto está a ultrapassar os limites, e quem dá dinheiro por esses objectos é que deveria ser preso.

Ou será obra de alguem que não tem contador de água e não quer pagar por um, ou até, alguém que quer ter uma tampa de sarjeta como peça de decoração (já estou a dar ideias..).

Mas uma boa ideia para utilizar estas peças, era misturar com a areia que estão a por na Caparica, sempre podiam segurar mais o monte de areia. Pensando melhor.... é melhor não. Depois as previsões do tempo seriam tipo sorteio: "Ondas de 2 a 3 metros na Caparica, com formação ordenada, e em cada 3 ondas sai sempre uma tampa ou um contador."

Alguém que me diga.... o que é que virá a seguir...

2 comentários:

Ticha disse...

Não sei o que virá a seguir...de facto passaram este noticia como afectando a margem sul, não é só na margem sul, na linha também sucede o mesmo...Penso que a ideia aqui é juntar o cobre para dp vender, não faço ideia quanto vale... mas imagino o desespero de chegar a casa e ver que roubaram o contador da água...e para a companhia das águas o repor são 40€ e 2 dias...

Anónimo disse...

Aprendi muito