terça-feira, 27 de março de 2007

Grandes portugueses...

No passado Domingo foi a final do "passatempo" da RTP, "Os Grandes Portugueses". E se tanta gente desconfiava, assim aconteceu. O nosso ditador do século XX foi eleito como o maior de sempre logo seguido do maior comunista Português. Se do primeiro não tenho dúvidas que fez muito (bem ou mal, não sei), do segundo já tenho dúvidas.

Hoje em dia reparo que quando andei na escola, lembro-me de que na disciplina de História (na qual tinha sempre boas notas) dei assuntos como.. homem pré histórico, civilizações antigas, e depois na história mais contemporânea, reis, guerras, e no século XX, Implantação da República, um toques na 1ª e 2ª Guerra Mundial, blá blá blá... e 25 de Abril.. E hoje com a idade que tenho, vejo que existiu um lapso de quase 50 anos que pouco ou nada se quis que os miudos conhecessem (e o que se conhece é apenas o que o "mau" do Salazar fez). Ele até uma ponte fez, que hoje em dia tem o nome de 25 de Abril.. mas a ponte é de 1966... Depois disto ainda se vai mudar novamente o nome....

E agora, pimba! Afinal o tipo é o maior de sempre! Isto segundo a votação... E vendo bem as coisas, ditadores e afins, sempre houve neste país... Marquês de Pombal, Afonso Henriques, e outros também eram do tipo "ou estás do meu lado ou levas nos cornos".

Enfim... é o Portugal que temos. Passamos de bestiais a bestas em poucos segundos, mas pelos vistos há quem passe de besta a bestial em pouco mais de 30 anos.. Isso sim é de grande português!!
PS: Já agora, o que é que o Cunhal fez??

5 comentários:

Pedro, O Moleiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro, O Moleiro disse...

O que fez o Cunhal?
Acho que a questão está mal colocada, a questão devia ser: Por onde começar? ou Em que área?
O homem renunciou a uma vida, para viver como clandestino, para lutar contra o fascismo, na tentativa de conquistar a tão desejada liberdade (dele, minha, NOSSA).
... Tenho de ir trabalhar... Quem não manduKa não trabuKa...

Ticha disse...

O que o Cunhal fez?!! O sr. da enchada e da foice, não consigo dizer nada de muito positivo... Mas digamos que desencadeou o movimento que levou o alentejo ao seu estado actual. As famosas expropriações, levaram a que hoje esteja tudo na mão dos espanhois, que por sua vez também trazem mão-de-obra espanhola...Estamos melhor, expulsaram-se os donos de suas casas e terras em prol da "igualdade", igualdade essa que levou a um alentejo deserto e pobre...É este o espirito camarada...

Pedro, O Moleiro disse...

LoL.
Pois... Expulsar muitos nos homens que consquistaram o que tinham com o suor do povo, mas não vamos por ai.
O facto de teres a possibilidade de dizeres aquilo que pensas deve-se em grande parte a este grande senhor, que passou por muito por ti.
Achas mesmo que não fez nada? Lol. Para ti pode não ser nada, talvez o Mário Só Ares tenha feito mais... LOL... Pois, ou os senhores do PSD que apareceram de repente, quando já era seguro dizer o que queriam... e enfim, talvez alguns pides muito mal disfarçados...
Grande Cunhal, a malta não se esquece de ti.

saenima disse...

é assim mesmo ó PR :D foi para isto que o cunhal andou a lutar pá. cambada de mal-agradecidos. e andaram o zé mario branco e o zeaca afonso a cantar às escondidas e os outros da esquerda a visitar o tarrafal em férias para isto.. se não fosse o cunhal, não havia blogs, nem sequer computadores..