sábado, 31 de março de 2007

Os mineiros dos novos tempos



Há quase 200 anos os garimpeiros percorriam centenas de quilómetros em caravanas, com o intuito de chegar ao Oeste... sim aquele dos westerns e dos livros do Lucky Luke, em que a lei da bala é que regia as regras e os índios corriam atrás de cowboys como se não houvesse o dia de amanhã. Resumindo, percorriam esses caminhos perigosos para chegarem a determinado sitio onde se tinha ouvido que haviam encontrado ouro!! Alguns tiveram sorte e outros nem por isso...

Hoje em dia existe uma nova geração de garimpeiros.. e não, não estou a falar dos mineiros. Estou a falar daqueles que não procuram na natureza os metais preciosos, mas que os procuram já em estado puro. E para esses existem vários escalões: desde os que actuam pela calada da noite e levam os fios do telefone, até aos que, tal como os cowboys, utilizam as balas para "garimpar" em ourivesarias.

Mas agora, surgiu um novo escalão, que até agora havia passado despercebido. Já há quem roube tampas de sarjetas e contadores da água!!! E claro, tinha de ser uma invenção de malta da margem sul... Penso que isto está a ultrapassar os limites, e quem dá dinheiro por esses objectos é que deveria ser preso.

Ou será obra de alguem que não tem contador de água e não quer pagar por um, ou até, alguém que quer ter uma tampa de sarjeta como peça de decoração (já estou a dar ideias..).

Mas uma boa ideia para utilizar estas peças, era misturar com a areia que estão a por na Caparica, sempre podiam segurar mais o monte de areia. Pensando melhor.... é melhor não. Depois as previsões do tempo seriam tipo sorteio: "Ondas de 2 a 3 metros na Caparica, com formação ordenada, e em cada 3 ondas sai sempre uma tampa ou um contador."

Alguém que me diga.... o que é que virá a seguir...

terça-feira, 27 de março de 2007

Grandes portugueses...

No passado Domingo foi a final do "passatempo" da RTP, "Os Grandes Portugueses". E se tanta gente desconfiava, assim aconteceu. O nosso ditador do século XX foi eleito como o maior de sempre logo seguido do maior comunista Português. Se do primeiro não tenho dúvidas que fez muito (bem ou mal, não sei), do segundo já tenho dúvidas.

Hoje em dia reparo que quando andei na escola, lembro-me de que na disciplina de História (na qual tinha sempre boas notas) dei assuntos como.. homem pré histórico, civilizações antigas, e depois na história mais contemporânea, reis, guerras, e no século XX, Implantação da República, um toques na 1ª e 2ª Guerra Mundial, blá blá blá... e 25 de Abril.. E hoje com a idade que tenho, vejo que existiu um lapso de quase 50 anos que pouco ou nada se quis que os miudos conhecessem (e o que se conhece é apenas o que o "mau" do Salazar fez). Ele até uma ponte fez, que hoje em dia tem o nome de 25 de Abril.. mas a ponte é de 1966... Depois disto ainda se vai mudar novamente o nome....

E agora, pimba! Afinal o tipo é o maior de sempre! Isto segundo a votação... E vendo bem as coisas, ditadores e afins, sempre houve neste país... Marquês de Pombal, Afonso Henriques, e outros também eram do tipo "ou estás do meu lado ou levas nos cornos".

Enfim... é o Portugal que temos. Passamos de bestiais a bestas em poucos segundos, mas pelos vistos há quem passe de besta a bestial em pouco mais de 30 anos.. Isso sim é de grande português!!
PS: Já agora, o que é que o Cunhal fez??

domingo, 25 de março de 2007

Evoluções...

À falta de algo para escrever aqui, queria informar que o blog está em franco crescimento.. Desde já agradeço a vossa preferência, em virem ler aqui as minhas ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos... Gostaria no entanto de ver um pouco mais de comentários da vossa parte, para poder saber se vou no bom caminho, ou ideias para melhorar aqui este espaço.

Entretanto, e como sou um bocado maçarico com estas coisas, tenho-me entretido a adicionar umas novas funcionalidades. Começou com o contador de visitas (quando chegar ao 1000 dou uma festa), entretanto já tenho um banner de publicidade (façam favor de dar uns cliques lá de vez em quando, para poder ganhar uns cêntimos.... quando chegar aos 1000 também vai dar para comprar.. um gelado, dos mais pequenos), e lá mesmo no fundo da página (já lá foram??), um pesquisador do Google. Fiz todas estas alterações, obviamente que não foi para ganhar fortunas com isto, mas também para tornar este blog um pouco menos enfadonho (eu sei, ler só os meus posts por vezes também cansa...).

Continuação de boas leituras, e prometo que voltarei!!! E espero que vocês também, com os vossos comments!!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Mais uma acha para a fogueira



Eh lá.. dois posts numa só semana.. não devo estar bom da cabeça.. mas os episódios caricatos sucedem-se a um ritmo que nem eu tenho tempo para aqui contar todos..

Bem, venho desta vez alertar-vos para o verão quente que se aproxima. Sim, porque cheira-me que este ano vai haver mais fogos que o normal. E porquê perguntam vocês...

Isto porque mais uma lei mudou..Uma lei de 1990 aprovada pelo nosso presidente, então primeiro ministro, proíbia a construção durante dez anos em áreas que fossem assoladas por incêndios, para impedir que houvessem interesses mobiliários por trás de actos de fogo posto. E assim continuou por muitos outros governos que vieram a seguir.. até hoje.

É verdade, o nosso ex-ministro do ambiente e agora primeiro, criou uma nova lei que termina com essa proibição, mas atenção, apenas para projectos de "interesse público" ou "empreendimentos com relevante interesse geral". Um reconhecimento que pode ser pedido, e concedido, a qualquer momento através de um despacho conjunto dos governantes do Ambiente, da Agricultura e eventualmente do membro do Governo envolvido no projecto.

Ou seja, os compadrios continuam, e cada vez mais descarados. Visto por este prisma, qualquer ministro ou outro amigo afecto ao partido, que queira fazer uma casinha no campo, mas que tem uma mancha florestal a ocupar o terreno.. puxa fogo e está a andar. Depois o ministro amigo passa a autorização e está feito.

Aliás.. o mais estranho é que tem de se entregar um requerimento no ministério do Ambiente, com um comprovativo em como os interessados são alheios ao incêndio.. Hilariante... e mais, esse comprovativo tem de ser "emitido pelo responsável máximo do posto da GNR da área territorialmente competente". O que em certos casos poderá ser um aval de um sargento qualquer, que se calhar nem sabe que houve um incêndio...

Portanto já sabem, se conhecem o chefe do posto da GNR lá da terra, e um tipo qualquer que trabalhe no ministério, toca a puxar fogo às arvores que têm no quintal, para depois construir lá uma casa.

E por hoje fico por aqui, antes que me venham acusar de estar a incentivar aos incêndios... perfeitamente legais.

sábado, 17 de março de 2007

Deixem conduzir o Mantorras!!

Então não é que o Mantorras foi apanhado a conduzir com uma carta angolana.. quem diria... e só por acaso as cartas de condução emitidas por lá não são válidas cá. Por um lado até compreendo, que o ensino lá não deverá estar ao nível de qualquer escola europeia, mas isto é apenas suposição minha... pois vê-se por aí cada condutor, que mais valia ser pura e simplesmente retirada a carta. Como se costuma dizer, até parecem que tiraram a carta com os pontos da farinha Amparo.

Fico no entanto, com uma série de dúvidas a respeito deste e de outros casos:

Ninguém avisa o homem que a carta não é válida cá?Terá sido ele o primeiro angolano a ser detectado nesta situação? Não me parece, mas como é o Mantorras... aí vai o 24 horas a correr!Também acho estranho, que ultimamente só se fale de jogadores do Benfica que são apanhados em infracções ao código da estrada e... os outros? Devem ser todos muito certinhos.. ou então existem aqui ligações perigosas.. tipo FCP - PSP - 24 horas. (ok já estou a divagar...)

No entanto, estou a imaginar.. alguns PSP's e GNR's dedicam-se a tempo inteiro a estudar o código da estrada, até aos meandros das leis mais recônditas e menos conhecidas. Alguém lá viu que as cartas de Angola não eram válidas... Foram logo a correr ao Seixal a fazer uma espera à porta do centro de estágios do Benfica...

Possível diálogo da patrulha:"Ora vem aí o Petit.. deixa passar... olha o Simão! epá dá cá um autógrafo... agora vem o Luisão.. epá deixa-o lá, ainda no outro dia foi apanhado... olha olha o Mantorras... PSCCHT alto e encosta!" E o resto já nós sabemos o que se passou...

Entretanto e como represália, as cartas portuguesas foram também "ilegalizadas" em Angola.. eles lá chegaram à conclusão que os condutores portugueses são um perigo para o tráfego intenso das ruas de Luanda, e se calhar até têm razão...

Recorrendo a uma notícia do Público (não, não costumo ler esse pseudo jornal 24 horas, que só trás na capa notícias do arco da velha), constatei que, e passo a citar: "O Tribunal Municipal de Viana, em Luanda, condenou hoje a uma pena de 20 dias de prisão, substituída por uma multa de 600 euros, sete dos nove cidadãos portugueses apanhados a conduzir em Angola com carta de condução portuguesa. Os outros dois portugueses foram absolvidos por serem portadores de títulos de licença de condução internacional emitidos em Portugal."

Ou seja, em 9 que foram apanhados, 2 tinham um bom conhecimento do código da estrada, e que já sabiam que para conduzir em África há que possuir licença internacional. Parece-me uma boa média.
Vasculhei o site da DGV à procura de qualquer coisa sobre esta matéria, e tropecei em algo que desconhecia, e que vistas as coisas, fazem de mim um criminoso como o Mantorras.
Senão vejamos:
Falar ao telemóvel a conduzir, é proibido.. esta acho que já todos sabem.. portanto usam um auricular (como eu), para não serem multados... Agora, o meu telemóvel tem um auricular que dá para ouvir musica, com 2 auscultadores, mas que muito obviamente só uso 1 quando é para falar. E PRONTO SOU UM CRIMINOSO!!
Porquê? Por isto:
"Nos termos do art. 84º – Proibição de utilização de certos aparelhos – do Código da Estrada, é proibida a utilização de auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, salvo se forem dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado. Deste modo, a utilização de telemóveis dotados de dois auriculares é proibida, mesmo no caso de o condutor utilizar apenas um."
Desta é que me apanharam desprevenido, e suponho que muitos de vós também desconheciam esta variante da lei.
A seguir a esta lei só falta mesmo criar uma lei a impedir que se tirem fotografias enquanto se conduz... e nesse caso também já estaria multado...
Até depois e boa condução...

sábado, 10 de março de 2007

Estamos entregues aos bichos...


Que o título já não traz nada de novo, devido ao panorama do nosso país actual, eis que sai mais uma acha para a fogueira.

Poderá ter passado despercebido para muitos, mas em noticia do Correio da manhã do dia 8 de Março, é-nos dada a seguinte noticia: "Furtos e burlas simples deixam de ser crime". Intrigado por este título (fiquei logo a pensar.. será que o crime compensa??) fui ver a globalidade do artigo. Então o que se passa é o seguinte:

O CRIME COMPENSA MESMO!!!

Vejamos mais em pormenor: "O novo Código Penal prevê que os crimes de furto que envolvam um prejuízo inferior a uma unidade de conta, cerca de 96 euros, passem a depender de acusação particular, o que implica, por parte do lesado, um esforço acrescido para poder punir criminalmente o ladrão: a constituição de assistente no processo e o pagamento das respectivas custas judiciais, perto de 200 euros, ou seja, o dobro do prejuízo."

Ou seja.. podemos "roubar" (porque acaba por não ser crime) o que quisermos.. mas até 96 euros!!! E quem é lesado, pode apresentar queixa, mas tem de pagar 200 euros de custas judiciais.. Agora.. quando formos às compras passam a ser estas as várias hipóteses para esta situação, com os respectivos diálogos comprador / vendedor:

1 - Passa a custar tudo mais de 96 euros (-bom dia, queria uma pastilha.. - são 96,01 euros!)

2- Podemos sair sem pagar que ninguém nos leva preso (-bom dia. queria aquele telemovel que está ali na montra, o de 95,99 euros, mas não o vou pagar... - pois concerteza, senão tenho de pagar 200 euros pela queixa... pretende em preto ou prateado?)

Já para não falar que assim, os assaltos sejam efectuados às prestações. Em cada loja de um centro comercial que vamos, podemos entrar em cada uma delas e levar o tal valor, sem que nada nos aconteça.

Obviamente que todas as situações descritas anteriormente são exageradas... mas a verdade é que nas lojas pode passar a haver um cacete detrás da porta (em algumas já há). Havendo impossibilidade de processar criminalmente um individuo por um delito menor, sem ser por um valor superior ao prejuízo causado, os criminosos podem passar a sair com o produto do roubo (até aos 96 euros), e com alguns dentes ou costelas a menos. Bonita imagem...

O que virá a seguir..