Então não é que o Mantorras foi apanhado a conduzir com uma carta angolana.. quem diria... e só por acaso as cartas de condução emitidas por lá não são válidas cá. Por um lado até compreendo, que o ensino lá não deverá estar ao nível de qualquer escola europeia, mas isto é apenas suposição minha... pois vê-se por aí cada condutor, que mais valia ser pura e simplesmente retirada a carta. Como se costuma dizer, até parecem que tiraram a carta com os pontos da farinha Amparo.
Fico no entanto, com uma série de dúvidas a respeito deste e de outros casos:
Ninguém avisa o homem que a carta não é válida cá?Terá sido ele o primeiro angolano a ser detectado nesta situação? Não me parece, mas como é o Mantorras... aí vai o 24 horas a correr!Também acho estranho, que ultimamente só se fale de jogadores do Benfica que são apanhados em infracções ao código da estrada e... os outros? Devem ser todos muito certinhos.. ou então existem aqui ligações perigosas.. tipo FCP - PSP - 24 horas. (ok já estou a divagar...)
No entanto, estou a imaginar.. alguns PSP's e GNR's dedicam-se a tempo inteiro a estudar o código da estrada, até aos meandros das leis mais recônditas e menos conhecidas. Alguém lá viu que as cartas de Angola não eram válidas... Foram logo a correr ao Seixal a fazer uma espera à porta do centro de estágios do Benfica...
Possível diálogo da patrulha:"Ora vem aí o Petit.. deixa passar... olha o Simão! epá dá cá um autógrafo... agora vem o Luisão.. epá deixa-o lá, ainda no outro dia foi apanhado... olha olha o Mantorras... PSCCHT alto e encosta!" E o resto já nós sabemos o que se passou...
Entretanto e como represália, as cartas portuguesas foram também "ilegalizadas" em Angola.. eles lá chegaram à conclusão que os condutores portugueses são um perigo para o tráfego intenso das ruas de Luanda, e se calhar até têm razão...
Recorrendo a uma notícia do Público (não, não costumo ler esse pseudo jornal 24 horas, que só trás na capa notícias do arco da velha), constatei que, e passo a citar: "O Tribunal Municipal de Viana, em Luanda, condenou hoje a uma pena de 20 dias de prisão, substituída por uma multa de 600 euros, sete dos nove cidadãos portugueses apanhados a conduzir em Angola com carta de condução portuguesa. Os outros dois portugueses foram absolvidos por serem portadores de títulos de licença de condução internacional emitidos em Portugal."
Ou seja, em 9 que foram apanhados, 2 tinham um bom conhecimento do código da estrada, e que já sabiam que para conduzir em África há que possuir licença internacional. Parece-me uma boa média.
Vasculhei o site da DGV à procura de qualquer coisa sobre esta matéria, e tropecei em algo que desconhecia, e que vistas as coisas, fazem de mim um criminoso como o Mantorras.
Senão vejamos:
Falar ao telemóvel a conduzir, é proibido.. esta acho que já todos sabem.. portanto usam um auricular (como eu), para não serem multados... Agora, o meu telemóvel tem um auricular que dá para ouvir musica, com 2 auscultadores, mas que muito obviamente só uso 1 quando é para falar. E PRONTO SOU UM CRIMINOSO!!
Porquê? Por isto:
"Nos termos do art. 84º – Proibição de utilização de certos aparelhos – do Código da Estrada, é proibida a utilização de auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, salvo se forem dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado. Deste modo, a utilização de telemóveis dotados de dois auriculares é proibida, mesmo no caso de o condutor utilizar apenas um."
Desta é que me apanharam desprevenido, e suponho que muitos de vós também desconheciam esta variante da lei.
A seguir a esta lei só falta mesmo criar uma lei a impedir que se tirem fotografias enquanto se conduz... e nesse caso também já estaria multado...
Até depois e boa condução...