domingo, 28 de janeiro de 2007

Ir à pesca...


Antigamente para passar um tempo de lazer, uma pessoa podia "ir por a minhoca de molho". Era só passar por uma loja qualquer e comprar um pacote de minhocas e.. ala para uma pedra qualquer passar a tarde a ouvir os relatos da bola num radio a pilhas, e esperar que algo morda...

Uma boa terapia para quem passa a semana no stress.

Mas agora.... há que ir primeiro ao multibanco pagar a taxa.. porque senão à vinda para casa.. com um mísero peixe no balde somos interpelados por um GNR qualquer que nos vem chatear a molécula por causa da licença.. já não bastava a nossa equipa empatar o jogo e perder uns pontos para o primeiro, levar um peixe rameloso que nem o gato quer, apanhar um frio de rachar... ainda nos vêm perguntar pela licença??

O mais interessante é se for pesca submarina.. será que o dito GNR vai lá abaixo ver o que andamos a apanhar.. e a licença.. vai da parte de dentro dos óculos, como o selo do carro?

Para quem não anda dentro destes assuntos, passo a informar: esta é mais uma medida tomada pelo nosso governo para.. vejam bem.. "Subsidiar os pescadores profissionais". Quer dizer... mais uma vez o governo passa a bola para os privados, para se livrarem de ter de pagar subsidios a esses senhores que, em alguns casos:

- Vendem peixe fora dos canais convencionais, de modo a pagar o minimo de impostos;
- Depois dizem que a pesca está má, que não dá para sobreviver;
- Utilizam artes proibidas para a captura do pescado, destruindo habitats de vida marinha, contribuindo para a diminuição da sustentabilidade das espécies (apanhar peixe abaixo da medida legal também é normal para eles).

De referir que também o modo como as licenças devem ser obtidas, também é mais uma poupança para o Estado.. através do multibanco.

A continuar assim... é mais fácil ir a uma loja comprar uma caçadeira do que uma cana de pesca.. ou uns anzóis, essas armas letais de barbela, que ao espetar dificilmente largam, sem que nos seja exigida a apresentação da licença (de uso e porte de cana).

Que virá a seguir? Pagamento de taxa por ir dar uma corrida ao parque, e como tal consumir mais oxigénio do que aquele que está destinado?

A minha estreia...

É verdade.. nunca me tinha passado pela cabeça criar um blog.. e a partir de agora vou aqui descrever o que me vai na alma, as minhas opiniões / críticas ao que se passa neste nosso mundo louco, para além de uma piada de vez em quando (também faz falta rir).